São Paulo, quarta-feira, 4 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soft de inglês reconhece voz

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Desenvolvido com o objetivo de ampliar o vocabulário de inglês, "See it, hear it, say it!", (R$ 70), CD-ROM da Ática Multimídia (tel. 011 278-9322), traz mais interatividade do que os softs do gênero.
A proposta do CD é fazer o usuário ver figuras, ouvir seu significado e repetir o que ouviu, fixando novas palavras e frases.
A diferença é que o programa embute Traci, uma professora virtual que dá a lição e diz para o aluno se ele está pronunciando as palavras corretamente.
As palavras oferecidas são mais de 600, em lições introdutórias. A prática vem em três atividades que buscam desafiar o conhecimento do aluno.
O programa permite ajustar o nível de dificuldade das palavras e também escolher se quer ouvir voz feminina ou masculina.
Por comando de voz, o usuário pede, e Traci oferece ajuda, lista de palavras, pausa etc.
O problema é chegar até aí. O usuário terá de passar primeiro pelo purgatório do ajuste do microfone. Se o microfone vier com o kit multimídia, esqueça.
Mesmo seguindo o manual do programa à risca e tentando por cerca de duas horas, não foi possível fazer Traci ouvir voz alguma. Ora a tela de ajuste acusava volume alto ou baixo demais.
O microfone que funcionou foi o que acompanha o "Triple Play Plus!", da Syracuse, que também utiliza reconhecimento de voz. Se a Ática fizesse o mesmo, pouparia tempo e paciência ao usuário.
(LR)

Texto Anterior: Erros comprometem soft de orientação gramatical
Próximo Texto: Acesso à Internet por sistema BBS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.