São Paulo, quarta-feira, 4 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Premiê anuncia hoje gabinete

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O novo primeiro-ministro da França, Lionel Jospin, deve divulgar hoje o gabinete. A previsão é que haja nele ministros do Partido Comunista.
A expectativa é que o novo governo seja "'rosa-verde-vermelho" -formado por uma aliança entre socialistas e outros esquerdistas moderados, ambientalistas e comunistas.
As articulações se realizavam ontem a portas fechadas, mas a líder ambientalista Dominique Voynet disse que seu partido quer o Ministério do Ambiente e uma pasta de menor projeção, como a dos Assuntos Sociais ou dos Direitos das Mulheres.
Segundo assessores de Jospin, os comunistas podem contar com dois ministérios e mais um posto no governo, desde que apóiem a política do primeiro-ministro e não tentem impor pré-condições.
O jornal do Partido Comunista, "L'Humanité", traz hoje a manchete "Ministros comunistas".
Se isso se concretizar, será a primeira vez que os comunistas participam do governo da França desde 1984, e o primeiro grande teste da coabitação de Jospin com o presidente Jacques Chirac.
A Constituição francesa dá ao presidente o direito de veto sobre nomeados para ministérios.
O presidente socialista François Mitterrand, que coabitou com a centro-direita de 1986 a 1988 e de 1993 a 1995, vetou em 1986 duas indicações do então primeiro-ministro, Jacques Chirac, para as pastas do Exterior e Defesa.

Texto Anterior: Programa socialista pode ser inviável
Próximo Texto: Quem é medíocre?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.