São Paulo, quarta-feira, 4 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem é medíocre?

GILBERTO DIMENSTEIN

Os jornalistas e publicitários têm, em geral, péssimas imagem dos jovens brasileiros de classe média e alta, a futura elite dirigente do país.
Diante de nossos olhos, eles seriam, na média, fúteis, incapazes de ler um livro com prazer; uma massa de seres egoístas, desinteressados de causas sociais.
É possível detectar essa imagem a partir de pesquisa realizada com o apoio do Unicef. Em março e abril deste ano, foi analisada página por página, inclusive a publicidade, das revistas e suplementos dos jornais brasileiros dedicados aos jovens.
Essa é mesmo a elite que vai dirigir o país?
*
Do total dos anúncios, 46% são de moda e beleza. Não se encontrou publicidade de livros. E, para piorar, nem artigos ou reportagens sobre literatura.
Gravidade: segundo todos os estudos promovidos por educadores americanos e especialistas em recursos humanos, o trabalhador do futuro tem de ter uma sólida formação básica e não-especializada. Ou seja, deve ter uma visão ampla para enfrentar a vertiginosa mudança tecnológica.
Formação ampla quem dá -e até agora ninguém inventou nada melhor- é o livro, que possibilita o aprofundamento da reflexão.
*
De acordo com a pesquisa, 70% do que escrevemos na imprensa jovem são dedicados a entretenimento, comportamento, moda e beleza.
É estatisticamente insignificante a abordagem de temas como violência ou solidariedade: míseros 2%. Educação e trabalho, temas vitais, recebem apenas 15% do espaço, metade dos itens moda e beleza.
*
Primeira pergunta: eles são mesmo medíocres ou produto da imaginação mercadológica de publicitários e jornalistas?
Segunda: somos nós que nos acomodamos com o que imaginamos ser mediocridade? Ou apenas somos realistas?
*
A íntegra da pesquisa pode ser encontrada no seguinte endereço: http:// www2.uol.com.br/andi/
*
PS - Ao fazer o artigo, fiz mais uma pergunta: será que eu envelheci, vendo mediocridade no que é modernidade?
A sensação que tenho é que não estamos sabendo educar -e pouco nos preocupa- a futura geração do poder, com valores básicos da cidadania.

Fax: (001-212) 873-1045
E-mail gdimen@aol.com

Texto Anterior: Premiê anuncia hoje gabinete
Próximo Texto: Argentina vê alta corrupção no governo Carlos Menem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.