São Paulo, quarta-feira, 4 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalhistas de Israel escolhem novo líder

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Segundo projeções, Ehud Barak, ex-chefe das Forças Armadas israelenses, foi eleito ontem o líder do Partido Trabalhista, o principal da oposição. Barak substituirá o ex-premiê Shimon Peres.
Segundo a TV Israel, Barak obteve 57% dos votos contra 28% do segundo colocado, Yossi Beilin, aliado de Peres. O Canal Dois indicava que o ex-chefe militar ficará com 56% dos votos.
Os resultados oficiais devem ser divulgados hoje. Puderam participar da votação os cerca de 167 mil filiados do partido.
Barak deve ser o adversário do atual premiê, Binyamin Netanyahu, nas próximas eleições, previstas para 2000. Em Israel, o primeiro-ministro é eleito pelo voto direto.
Pesquisas de intenções de voto divulgadas há algumas semanas mostraram que Netanyahu, apoiado por partidos da direita religiosa ortodoxa, perderia as eleições caso tivesse de enfrentar Barak.
O atual premiê, que venceu Peres em 1996, vem enfrentando quedas constantes em seus índices de popularidade depois de acusações de corrupção e impasses no processo de paz com os palestinos.
Barak, 55, se disse um herdeiro do premiê Yitzhak Rabin. "Eu me vejo como seu seguidor", afirmou.
Rabin inaugurou o processo de paz com os palestinos ao assinar os acordos de Oslo, em 1993. O ato atraiu a ira dos religiosos ortodoxos do país. Em 1995, foi assassinado pelo ativista religioso Yigal Amir (leia artigo abaixo).
Peres, 73, que assumiu o cargo de premiê em sucessão a Rabin, descartou concorrer contra Barak -que se tornou ministro das Relações Exteriores.

Texto Anterior: Neto de Malcolm X é indiciado por fogo
Próximo Texto: Feliz aniversário para o assassino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.