São Paulo, quinta-feira, 5 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gasto com pontes deve aumentar

DA REPORTAGEM LOCAL

Os gastos no Brasil com manutenção e recuperação de estruturas de concreto armado devem aumentar muito neste e nos próximos anos, segundo o professor Paulo de Mattos Pimenta.
"Estamos pagando agora uma conta da década de 60", diz Pimenta. Segundo ele, o Brasil foi uma liderança mundial na tecnologia de uso do concreto armado em estruturas nas décadas de 50 e 60. Isso causou uma proliferação desse material na construção no país.
Naquela época, não havia estudos sobre a durabilidade desse tipo de material. "Esperava-se uma vida útil de 50 anos, mas hoje percebe-se que a durabilidade era de 40 anos."
Esse prazo, segundo ele, foi ainda mais reduzido pelas falta de manutenção, as constantes infiltrações e a superutilização de estruturas como pontes, por onde passam veículos com peso acima da capacidade da estrutura.
"Todas as pontes de São Paulo são hoje superutilizadas. Há veículos demais e com excesso de peso", diz o também engenheiro e professor da USP José Gabriel Maluf Soler.

Texto Anterior: Grupo estuda "biorritmo"
Próximo Texto: Falta de manutenção é causa mais provável
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.