São Paulo, segunda-feira, 9 de junho de 1997
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Fatia estatal; No cravo; Na ferradura; Elo mais frágil; Bilhões de 98; Venda heavy; Na trilha do rival; Ampliando o mercado; À venda; Novo recorde; Mudando a cara; Âncora cinza; Pegando fogo; Na prancheta; Na frente; Compra na rede; Nichos lucrativos; De vento em popa

Fatia estatal
O BNDES quer participar com US$ 1,5 bilhão dos US$ 4,3 bilhões previstos até o ano 2000 em investimentos no programa de modernização da siderurgia -envolve atualização tecnológica, qualidade e proteção ambiental.

No cravo
Segundo estudo da Booz-Allen & Hamilton, o Brasil tem um dos mais baixos custos no mundo para a produção de bobina a quente. Mão-de-obra, energia e matéria-prima respondem por mais de 60% do custo total.

Na ferradura
O "custo Brasil" (deficiências de infra-estrutura, juros e carga tributária elevados) gera, segundo a Booz-Allen, um acréscimo de 6% a 12% no preço de venda, dependendo do produto siderúrgico.

Elo mais frágil
Maria Lúcia Andrade, do BNDES, diz que o setor de aços especiais (de maior valor agregado) é o mais vulnerável à concorrência externa. Em 96, o país exportou US$ 3,3 bilhões de siderúrgicos e importou US$ 434 milhões.

Bilhões de 98
Cassio Marques Filho, da associação dos armazéns alfandegados, participa, sexta, do simpósio "Brasil em Ação". Em debate: os US$ 30 bilhões que o governo quer investir em portos, rodovias, ferrovias e cabotagem em 98.

Venda heavy
A Coca-Cola comemora os resultados da Coca Light: em maio, as vendas na região abastecida pela Panamco Spal (Grande São Paulo, região de Campinas e litoral paulista) foram 36% superiores às da Coca Diet no mesmo mês de 96.

Na trilha do rival
A Compaq concentrou sua verba mundial de publicidade (US$ 200 milhões) na Ammirati Puris Lintas, que, até 94, atendia a IBM.

Ampliando o mercado
Empresa de vendas diretas, que comercializa a dieta do Emerson e Tereza Fittipaldi, a 7 Day Diet, fez acordo operacional com o Pão de Açúcar para distribuição do Rice Milk -primeiro leite de arroz do mercado brasileiro.

À venda
No primeiro trimestre de 97, ocorreram no Brasil 110 fusões, aquisições e joint ventures, movimentando US$ 2,7 bilhões. Aumento de 70% sobre o mesmo período em 96, diz a Ernst & Young.

Novo recorde
A Ernst & Young projeta crescimento de 20% no ano no total de fusões e aquisições -superando o recorde de 96, de US$ 1 trilhão.

Mudando a cara
A Santista Alimentos está mudando sua logomarca. A criação ficou a cargo da Landor Design, a mesma que preparou a nova cara do Bradesco e da Varig.

Âncora cinza
De agosto de 1994 até abril deste ano, os preços agrícolas no atacado subiram 35,1%, enquanto os de produtos industriais acumularam alta de 21,5%. É o que informa a revista "Conjuntura Econômica" da FGV.

Pegando fogo
A Abepet (reúne fabricantes de embalagens, resinas e recicladores de PET) negocia para que parte das garrafas plásticas seja reciclada e utilizada como combustível na alimentação de altos-fornos.

Na prancheta
A unidade da Mitsubishi que será instalada no município de Catalão (GO) poderá ampliar sua linha, inicialmente destinada apenas à produção de utilitários. É o que informou Eduardo Souza Ramos ao governador Maguito Vilela. No final do ano, serão realizados estudos para a produção de carros.

Na frente
O site da Amway do Brasil é o primeiro no mundo -antes dos EUA e Japão- que possibilita a compra de produtos via Internet.

Compra na rede
Parceria entre a câmara americana, a Microsoft e a Nox Brasil lança, dia 2 de julho, shopping virtual chamado de "Amcham Mall". É um dos dez primeiros do mundo.

Nichos lucrativos
A seção de CDs -com 5.000 títulos- e a rotisseria -com uma área de 500 metros quadrados- estão aumentando o faturamento do Barateiro de Cotia. Cada um dos dois segmentos já representa 1,5% do faturamento da loja.

De vento em popa
Os cursos para concursos públicos (fiscal do INSS, ICMS/SP e técnico do Tesouro) têm sido muito procurados. A expectativa é que haverá cerca de 400 candidatos por vaga. Salário e estabilidade são os atrativos, diz José Luis Romero, da Central de Concursos.

E-mail: painelsa@uol.com.br

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