São Paulo, segunda-feira, 9 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade natal faz carreata para homenagear o filho-ilustre

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS; DA REPORTAGEM LOCAL

A carreata que comemorou a vitória de Gustavo Kuerten, em Florianópolis, teve como principal símbolo a raquete de tênis, empunhada por muitas pessoas que transitaram ontem pela avenida Beira Mar Norte, uma das principais da capital catarinense.
A Polícia Militar não soube informar o número de carros que saiu às ruas para participar da comemoração, mas disse que o trânsito ficou "lento" entre 13h e 14h na avenida, devido à carreata.
Apareceram bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e do Avaí, clube de futebol do qual Kuerten é torcedor e cujo atacante Jacaré o tenista quer ver na seleção brasileira.
O painel eletrônico do Beira Mar Shopping intercalava comerciais de produtos com a inscrição "Guga, você é D+".
Coincidentemente, a mãe do tenista, falando de Paris para a rádio local "CBN-Diário", declarou: "Eu dizia que ele é demais, mas tinha gente que não acreditava".
O governador de Santa Catarina, Paulo Afonso Vieira (PMDB), telefonou para cumprimentar Kuerten pela vitória, conforme informou sua assessoria.
Vieira disse que a população aguarda o retorno do atleta, previsto para julho, para oferecê-lo uma grande festa.
O presidente da Federação Catarinense de Tênis, Rubens Viana, 50, que participou da carreata, disse que Kuerten será o "melhor tenista do mundo".
Um grupo de amigos de Kuerten compôs uma música para homenageá-lo. A letra diz que "Floripa (a capital catarinense) agradece pela maravilha", referindo-se ao desempenho do atleta no torneio de Roland Garros.
Sérgio Viana, amigo de Kuerten, passou um fax para a França dizendo que o mundo está conhecendo o campeão mais "rasta e surfman da terra", alusão ao cabelo, ao gosto pelo reggae e às ondas das praias catarinenses.
O telefone da casa dos Kuerten "não parou de tocar", conforme a empregada Bernadete dos Santos, 39, que começou a cuidar de Guga quando ele tinha seis meses.
Ela disse que meninas avisaram que vão começar a formar um fã-clube do tenista. O fax da casa também recebeu mensagens de vários locais do país.
Gustavo Kuerten já dispõe de uma página na Internet (rede mundial de computadores) - www.brazilianmall.com/gugakuerten, que teve um aumento de chamada de 10 chamadas diárias para mais de 400 nesta semana.
Em São Paulo
A participação do brasileiro na final de Roland Garros também atraiu interesse em São Paulo.
Um telão foi montado no parque do Ibirapuera (zona do sul da cidade) para que os frequentadores pudessem acompanhar o jogo.
Em outros pontos da cidade, principalmente em clubes e academias de tênis, torcedores se reuniram para ver o desempenho do tenista. Muitos usando a faixa de pano na cabeça, uma das características do catarinense.

Com Reportagem Local

Texto Anterior: Kuerten veio para ficar, afirma o ex-campeão John McEnroe
Próximo Texto: Jogo atrai turistas brasileiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.