São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Lyon, Rio
LUIZ CAVERSAN Lyon - Em sua viagem ao Rio no ano passado, onde esteve para selecionar as três peças que viriam representar o Brasil na Bienal de Teatro para o Público Jovem de Lyon -ora em curso e acompanhada de perto por este jornalista-, um dos diretores do evento, Maurice Yendt, levou um susto.Para ele, foi mais que uma surpresa constatar que, sem o apoio decisivo da iniciativa privada, via patrocínios diversos, o teatro para a criança e o jovem seria praticamente inviável no Brasil. Num país como a França, em que até a água mineral é considerada de utilidade pública -caso da Perrier-, isso é inconcebível. Sim, porque, por aqui e há muito tempo, patrocinar a cultura é uma obrigação do Estado. "Todo cidadão deve ter direito à cultura assim como tem direito à água que bebe", disse Yendt em conversa no Palácio da Bienal, à beira de um dos rios -limpos- que cercam esta cidade milenar da França. A conversa veio a propósito de as três peças brasileiras estarem na França sob os auspícios de uma multinacional, a Coca-Cola. O pessoal de teatro por aqui não gosta muito de as empresas se imiscuírem nas coisas culturais. Acham que é assunto para artistas e público, com a intermediação -aliás, garantida na Constituição francesa- do Estado. Colocada a questão, Yendt saiu, digamos, à francesa. Disse que qualquer um que coloque dinheiro no teatro destinado ao público jovem é respeitável. De fato, o chamado marketing cultural é um exotismo que a França olha à distância. Ainda mais agora que os ventos do socialismo redivivo voltam a soprar forte, vindos dos lados do gabinete ocupado pelo premiê Jospin. O monetarismo se foi e a tal modernidade dos neoliberais é assunto de ontem. Hoje, só se fala no cancelamento de privatizações e na criação de empregos públicos, custe o que custar à contabilidade do Estado. Para um evento teatral que reúne gente do mundo todo à custa do Estado francês, é uma festa. "Voilà". Texto Anterior: O efeito Tony Blair Próximo Texto: A Lula o que é de Lula Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |