São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 1997
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HÉRCULES

ADRIANE GRAU
ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

Enquanto a maioria das pessoas dão asas à imaginação apenas nas horas vagas, o diretor Ron Clements é pago para fazer isso.
Dentro dos estúdios Disney, ele forma uma dupla inseparável com John Musker. Juntos, criaram sucessos como "A Pequena Sereia" e "Aladdin".
Clements chega hoje ao Brasil para promover o lançamento de mais um trabalho de sua autoria, o desenho animado "Hércules", que estréia mundialmente no próximo dia 27.
Nesta sexta-feira, às 20h, acontece no ginásio do Ibirapuera uma pré-estréia especial do filme, na qual os ingressos podem ser trocados por agasalhos.
Ron Clements recebeu a imprensa internacional em New York na semana passada para contar como o menino que se encantou com "Pinocchio" aos 10 anos de idade agora encanta outras crianças.
*
Folha - O Hércules da Disney é diferente do da mitologia. Por quê?
Ron Clements - Começamos lendo vários livros sobre mitologia e resolvemos incorporar elementos de outros mitos também.
Folha - Por que trouxeram Gerald Scarfe, que fez "Pink Floyd - The Wall", para este projeto?
Clements - Seus desenhos incorporam elementos que vimos em objetos gregos nos museus. Ele descreve a arte grega como combinação de poder e elegância. Seus desenhos parecem refletir isso em formas fortes e monumentais.
Folha - Qual mensagem você espera passar para as crianças com "Hércules"?
Clements - Queremos que eles descubram o que é um herói de verdade. Hércules é um idealista cercado de cínicos, mas seu idealismo acaba vencendo. Também tem o detalhe de ele se sentir excluído em sua comunidade, que algumas crianças também experimentam.
Folha - Por que Hércules é loiro, se a maioria dos gregos são morenos?
Clements - Ele é uma mistura de várias pessoas. Há um pouco do nariz de Chris O'Donnell. Também há o rosto anguloso do jovem Paul Newmann. Mas, em termos de personalidade, quisemos aproximá-lo de um jovem Jimmy Stewart. Se bem que ele tem o corpo de Arnold Schwarzenegger. O importante é que parece durão no exterior e sensível no interior.
Folha - A Disney é criticada por promover consumismo em crianças. "Hércules" é mostrado na tela como herói estampado em vários produtos já em seu tempo. Não seria um pouco distorcida tal idéia?
Clements - Na verdade, não. Descobrimos que Hércules era mesmo o mais popular dos heróis. Ele era realmente o Michael Jordan de seu tempo. Por isso quisemos fazer uma brincadeira.
Folha - Como você se sente ao encontrar os personagens que criou em mochilas, lancheiras, tênis etc.?
Clements - Se vejo crianças com produtos de minhas criações que se tornaram famosas, fico orgulhoso.

A jornalista Adriane Grau viajou a Nova York a convite da Disney.

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