São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Microsoft investe em rede de TV a cabo

DO "DO SILICON VALLEY NEWS SERVICE"

Impaciente com o que considera a baixa velocidade do processo de integração entre TVs, Internet e computadores, Bill Gates anunciou na semana passada uma associação com a Comcast, a quarta maior rede de TV a cabo dos EUA, com 4,3 milhões de assinantes.
A Microsoft vai investir US$ 1 bilhão na empresa, passando a ter 11,9% da companhia.
A empresa de Gates já havia anunciado sua intenção de ver mais rapidez no processo de integração TVs-Internet. Agora, tomou o caso nas próprias mãos.
"O objetivo da Microsoft é posicionar-se como uma grande empresa de informação, no próximo século", diz Stephen Auditore, presidente da Zona Research, empresa de pesquisa do mercado televisivo. "Com esse investimento, eles estão basicamente comprando uma empresa para distribuição de conteúdo."
WebTV
Há mais. A Comcast controla o popular canal QVC, de vendas pela TV. A empresa também pode se expandir muito, transmitindo via Internet e aproveitando a rede da WebTV -outro recente negócio de Gates.
Para completar, a Comcast é sócia da Sprint PCS, que é uma das maiores provedoras de serviços de telefonia móvel digital.
Tudo isso está bem de acordo com a visão que Bill Gates tem de como será o mercado de informática nos próximos dez anos.
A primeira a se beneficiar do negócio entre Microsoft e Comcast será a WebTV, companhia de San Francisco que comercializa dispositivos para ligar aparelhos de TV à Internet.
O progresso da WebTV tem sido prejudicado pela lentidão com que as companhias telefônicas e de TV a cabo estão atualizando seus equipamentos para que possam ter tráfego de dados.
A Comcast vai usar uma boa parte do US$ 1 bilhão para acelerar a construção de redes de fibras óticas de alta velocidade, permitindo acesso à Internet.
Atualmente, a empresa está testando modems para permitir a transmissão e a recepção de dados pelo mesmo sistema da TV a cabo.
Segundo Gates, a Microsoft passa a ter um mercado potencial cativo para uma nova versão do aparelho da WebTV, especial para o sistema da Comcast.
A Microsoft também está desenvolvendo software para permitir que microcomputadores pessoais sejam conectados à TV a cabo para ter acesso à Internet.
Além disso, a empresa já está de olho em um novo e crescente mercado para seu serviço de informações on line, o Sidewalk, guia de entretenimento e lazer -o de Nova York abriu na semana passada, e o de Seattle já estava disponível.
"A Comcast será uma excelente parceira para desenvolvermos esses serviços", disse Gates.

Texto Anterior: Site usa HQ para defesa ecológica; Banda coloca 'bagulho' no ciberespaço; Terror inspira escritores na rede; Viagem de brasileiros à Patagônia está no ar; Internauta participa de striptease ao vivo; Carecas ganham madeixas na Internet
Próximo Texto: Aquisição modifica mercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.