São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo sobre cigarro pode fracassar nos EUA

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Os 37 Estados norte-americanos que iniciaram processos por perdas e danos contra empresas produtoras de cigarro ameaçaram ontem interromper as negociações que visam a um acordo com elas.
O ponto que pode pôr fim às conversações é o grau de controle sobre o cigarro que o governo federal terá. Os Estados querem que a nicotina seja definida como droga. As empresas resistem, sob o argumento de que isso poderá conduzir à proibição de seu produto.
O governo federal, por enquanto, está apenas observando as negociações, sem se comprometer com qualquer posição. Estados e indústrias parecem já ter chegado a um acordo sobre o montante que elas colocarão para se criar um fundo de assistência a vítimas do cigarro.
As negociações começaram em abril e estão sendo criticadas por grupos antitabagistas.
(CELS)

Texto Anterior: Anistia critica os governos da AL
Próximo Texto: Vazamento de radiação na Rússia atinge um; Eleição conservadora fica para o 3º turno; Suspeito de terror é deportado para os EUA; Japão reconhece morte cerebral; Facções em guerra no Congo anunciam trégua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.