São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Rodoanel prevê casas para desapropriados
ROGÉRIO GENTILE
O anel viário (que interliga as rodovias de São Paulo) deve ser iniciado em maio de 1998, após a liberação do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente). O primeiro trecho da obra deve ser concluído em dois ou três anos (ligando a estrada velha de Campinas à Régis Bittencourt, passando pela Bandeirantes, Anhanguera, Castelo Branco e Raposo Tavares). Ontem, durante a exposição do projeto na Assembléia Legislativa, o secretário estadual dos Transportes, Plínio Assmann, afirmou que as desapropriações serão a principal dificuldade para a obra. "O problema não é o custo. Há uma grande população de baixa renda na região do primeiro trecho que terá de ser deslocada para outros terrenos", disse Assmann. O secretário diz não saber quantas pessoas serão desapropriadas. "Vamos ter de pensar em projetos de habitações populares. Não queremos apenas pagar as desapropriações. A intenção é oferecer uma alternativa para que outras áreas não sejam invadidas." O rodoanel vai ter 161,5 km e deve custar cerca de R$ 2,8 bilhões. Com as desapropriações, o governo pretende gastar R$ 456 milhões, segundo o secretário. Assmann estima que cerca de 40 mil caminhões vão deixar de utilizar as marginais por dia quando a obra estiver pronta. A obra será feita em parceria com o governo federal e a Prefeitura de São Paulo. O Estado vai bancar 42%, a União, 21,5% e a prefeitura, 21,5%. O resto (15%) será pago pela iniciativa privada. A empresa que ganhar a concorrência pública poderá explorar os pedágios em regime de concessão. Texto Anterior: Tiroteio mata 1, fere 1 e causa interdição da Amaral Gurgel Próximo Texto: Jovens são acusados de queimar aposentado Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |