São Paulo, domingo, 22 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar sente o clima até setembro

WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Itamar Franco é o que sempre foi desde que deixou o Planalto: pré-candidato à Presidência da República. E não pretende mudar esse status até o fim de setembro. Até lá, quando se encerra o prazo para a filiação partidária, o ex-presidente continuará "sentindo o clima" para tomar decisões.
A conversa marcada para hoje no hotel Intercontinental em Nova York com FHC, às 11h30 (horário local), faz parte desse processo.
Além de reafirmar sua pré-candidatura, Itamar quer definir o dia em deixará a representação brasileira junto à OEA (Organização dos Estados Americanos), em Washington. Ele quer sair já, mas FHC pretende garantir sua distância do Brasil até setembro.
Ficando ou não no cargo, Itamar estará no Brasil no mês que vem. No dia 14, desembarca no Rio e depois faz o tradicional roteiro: Juiz de Fora, Brasília e Belo Horizonte. Em todos os locais manterá conversas com caciques políticos.
A idéia, segundo amigos, é sentir o momento político e ver quais são as chances reais para garantir que será ele mesmo o candidato a presidente da República no partido ao qual venha a se filiar.
O PMDB é o preferido de Itamar, até por sua ligação histórica, já que é fundador do partido. As alas peemedebistas de Paes de Andrade e de Pedro Simon também aprovam e esperam a filiação do ex-presidente, mas há fortes resistências na ala quercista e na sarneysista.
As notícias de uma eventual candidatura do senador José Sarney à Presidência, divulgadas semana passada, deixaram Itamar preocupado. Mas o ex-presidente mandou dizer que não há irritação com o PMDB e que ele não tem pressa.

Texto Anterior: Esquerda enfrenta FHC e falta de verba
Próximo Texto: Avanço da esquerda ajuda PT, diz Genro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.