São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 1997
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Opções de transporte durante o rodízio

Ônibus
Tarifas (em R$)
Só ônibus - 0,90
Ônibus + metrô - 1,80
Integração com trem metropolitano - 1,80
Passe do trabalhador (para ônibus) - 0,81
Troco máximo obrigatório - 10
Intermunicipal - varia com município

- Dicas
. Saia com muita antecedência. Lembre-se de que é preciso esperar o ônibus no ponto e que sua velocidade média é bastante inferior à do carro
. Evite os horários de pico (das 5h30 às 8h e das 16h às 20h), em que os ônibus andam cheios
. Informe-se sobre o ônibus correto a tomar com antecedência. Não há placas informando trajetos nos pontos, e a placa nos veículos é genérica
. Na maior parte das linhas, o número de ônibus diminui muito após 23h. Após a 1h, a maioria das linhas não funciona
. O passe do trabalhador dá 10% de desconto e pode ser comprado por qualquer um, nas estações Paraíso, República e São Bento do metrô e em mais cinco postos da Prefeitura de São Paulo. Só é vendido do sexto ao décimo dias útil de cada mês
. É vantagem comprar os bilhetes de integração. No caso do ônibus mais metrô, saem por R$ 1,80; isoladas, passagem de ônibus e a de metrô custam R$ 2,15.

- Não se deixe enganar
. O cobrador é obrigado a aceitar notas de até R$ 10 e providenciar troco
. Se você só tiver nota de R$ 50, o cobrador pode pedir que espere ou que desça do ônibus, segundo a SPTrans, empresa municipal que gerencia o sistema
. O usuário só deve aceitar passes como troco em último caso. Mas, segundo a SPTrans, nessa hipótese o usuário não pode recusar o passe
. Anote número do ônibus, nome da linha, horário e local em que tiver problemas, se precisar reclamar

- Informações sobre trajeto
0800-123-133
. De segunda a sexta, das 7h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 7h às 13h.
. O serviço é gratuito e pode ser acionado a partir de orelhão
- Onde reclamar
158
. De segunda a sexta, das 7h às 20h; sábados, das 7h às 13h. É preciso informar linha, horário, local e número do veículo, se for uma reclamação específica

Metrô
Tarifas Trajeto Valor (em R$)
Unitário simples 1 viagem 1,25
Unitário econômico 1 viagem na linha Leste* 0,75
Múltiplo de 2 2 viagens 2,00
Múltiplo de 10 10 viagens 10,00
Escolar 10 viagens 5,75
Integração com ônibus Metrô+ônibus 1,80
Ida e volta Ônibus+metrô+metrô+ônibus 3,60

* No sentido bairro-centro, entre 5h e 6h30, em dias úteis
Horário - das 5h à 0h (inclusive sábados, domingos e feriados), em todas as linhas

- Dicas
. Se for usar, prefira o bilhete múltiplo de 10, que permite evitar filas
. Não é necessário gastar novo bilhete para trocar de linha
. Estações fecham à 0h, mas os trens do metrô continuam circulando até que o último passageiro chegue a seu destino
. Após a 0h, há ônibus fazendo o trajeto das linhas do metrô
. Pessoas com mais de 65 anos têm direito a bilhete gratuito. Para isso precisam se cadastrar na estação Marechal Deodoro (de segunda a sexta, das 8h30 às 16h)
. Deficientes físicos têm direito a bilhete gratuito. Para isso precisam se cadastrar na Secretaria Estadual da Saúde*
. Escolares têm direito a passe, com desconto. Informações e formulários são dados pelas escolas

*informações tel. 1520

- Onde reclamar
286-0111
. Central de atendimento - de segunda a sexta, das 7h às 19h, e sábados e feriados, das 9h às 15
. A central também oferece serviço de informações sobre itinerários, nos horários acima

Carro alugado
- Telefones de locadoras
. Avis - 0800-118-066
. Budget - 256-4355
.Hertz - 883-7300
. Localiza - (031) 247-2121
. Unidas - 255-1066

- Tarifas
Preço aproximado da diária, com quilometragem livre (em R$)
Modelo básico (Gol 1.000, Uno Mille, Corsa 1.0) - 70
Utilitário (Kombi, Fiorino) - 120

- Dicas
. Faça reserva com a maior antecedência possível
. Faça cotação em várias locadoras antes de alugar
. Evite multas, que em geral são cobradas do cliente

- Não se deixe enganar
. Evite pegar um veículo com final proibido pelo rodízio na data da locação
. Se isso for impossível, discuta quem pagará eventual multa e faça o que for acordado constar do contrato
. Esclareça qual o tipo de cobertura de seguro contratada. Os veículos não têm necessariamente seguro total, e a tarifa varia com a extensão da cobertura

- A quem reclamar
1512
. Procon

Táxis
Como cobram* Valor (em R$)
Bandeirada Ao começa a corrida 3,20
Trecho percorrido Por Km rodado 0,80
Espera Hora parada (também no trânsito) 21,33
Chamada Ao atender chamado por telefone 3,20
Bagagem Por levar mala ou volume 0,80
Nº de passageiros Por levar mais de uma pessoa 0

* Valor para táxi comum na bandeira 1. Bandeira 2 é usada das 20h às 6h, de segunda a sábado, e durante todo o domingo ou feriado; aumenta preços em 20%

- Radiotáxis
. Ligue-Táxi - tel. 873-2000
. Alô-Táxi - tel. 229-7688
. Disque-Táxi - tel. 228-1400
. Coopertáxi - tel. 6941-2555
. SP Radiotáxi - tel. 5583-2814
. Azul e Branco - tel. 6440-7070
(Tem tabela fixa para o aeroporto de Cumbica; não cobra chamada dentro de SP)
. Vermelho e Branco - tel. 251-1733
(É especial: cobra R$ 1,20 por km rodado -50% mais que os táxis comuns-, R$ 4,80 pela chamada por telefone e R$ 4,80 de bandeirada)

Preço de alguns trajetos (em R$) **
Cumbica - República - 57
Cumbica - Jardins - 65
Cumbica - Morumbi - 87
Rodoviária do Tietê - Pinheiros - 30
Rodoviária do Tietê - Jabaquara - 40
Congonhas - Pinheiros - 20
Pinheiros - Ibirapuera - 10
V. Mariana - Centro - 10
Paulista - Berrini - 15
Shop. Iguatemi - Centro - 12
Horto Florestal - Jabaquara - 20

** Valor aproximado para táxi comum em bandeira 1

-Dicas
. No final da corrida, vale o valor marcado no taxímetro, que já está em reais; não admita acréscimo baseado em tabelas
. Alguns taxistas, que trarão o adesivo da operação, vão dar desconto de R$ 2,00 por corrida
. Se for preciso esperar, prefira dispensar o táxi, a menos que você esteja em lugar em que é difícil conseguir outro
. Corridas pequenas são proporcionalmente mais caras, por conta do valor fixo da bandeirada inicial
. Muitos táxis trabalham com tabela fixa para corridas de um município a outro. Nesses casos, pergunte o valor antes de iniciar a corrida
. Chamar o táxi por telefone em geral envolve custo adicional no mesmo valor da bandeirada. Confirme isso ao telefonar

- Não se deixe enganar
. O taxímetro só pode ser acionado quando começa a corrida
. No final, faça questão de ver o valor marcado no taxímetro
. Não concorde em fazer corridas com preço estipulado previamente e taxímetro desligado, a menos que você esteja indo de um município para outro
. Tente checar antes o melhor caminho para orientar o motorista e evitar gasto desnecessário
. Casa haja qualquer problema, anote a placa do táxi e o modelo do carro. As queixas só são aceitas se você dispuser dessas informações e estiver disposto a se identificar

- Onde reclamar
. Em todos os casos
Secretaria Municipal dos Transportes
194
. Em caso de desconfiança do taxímetro
Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo
273-0522
. Se a queixa envolver crime
Polícia Militar
190

Lotação
- Tarifa oficial (em R$)
Varia de acordo com a linha
até 4 km - 0,90
4 a 8 km - 1,40
8 a 12 km - 1,90
12 a 16 km - 2,35
16 a 20 km - 2,85
20 a 24 km - 3,30
24 a 28 km - 3,80
28 a 32 km - 4,25
acima de 32 km - 4,75

- O que é
. Peruas (Kombi ou van) que percorrem a cidade em trajetos definidos, onde as linhas de ônibus são insuficientes
. Como reconhecer
As credenciadas pela Secretaria dos Transportes têm faixas azuis nas laterais e luminoso no teto com a inscrição "lotação". As clandestinas costumam exibir placa indicando o destino
. Onde existe
Em toda a cidade, exceto na região central. A zona leste é a mais bem servida
. Identificação
A perua traz, nas portas, o nome e o número da linha e, na traseira, o número da credencial do motorista
. Horários
Cada perua não tem hora certa para partir. O motorista costuma esperar até ter um número mínimo de passageiros. Há perueiros trabalhando das 4h à 0h
. Onde pegar
Nos pontos iniciais de cada trajeto (normalmente estações de metrô, trens e terminais de ônibus) ou em qualquer lugar do trajeto (basta fazer um sinal), desde que a perua não esteja lotada
. Onde descer
Em qualquer lugar do trajeto ou no ponto final

- Dicas
. Os motoristas não costumam desviar dos trajetos para atender passageiros
. Muitos perueiros desobedecem à tabela de preços e cobram tarifas inferiores ao determinado para competirem com os ônibus. Dificilmente se cobra mais de R$ 2,00
. Locais de grande concentração de pessoas costumam ser pontos de lotações. Na zona sul: largo 13 e praça Floriano Peixoto; na zona norte: metrô Santana, Carandiru e Center Norte; nas zonas noroeste e sudoeste: estações de trem; e nas zonas leste e sudeste: estações de metrô e trem
. Passes de ônibus e metrô costumam ser aceitos como pagamento

- Onde reclamar
158
De segunda a sexta, das 7h às 20h; sábados, das 7h às 13h. É o mesmo serviço que atende reclamações sobre ônibus. Só aceita queixas a respeito de lotações credenciados. É preciso informar linha, horário, local e número da credencial do motorista

- Não se deixe enganar
. Os perueiros não podem transportar passageiros em pé
. Verifique se o veículo está em boas condições, especialmente os clandestinos

Fonte: Sindicato dos Proprietários de Peruas de Lotação de São Paulo

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