São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 1997
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Coleção "Memória Musical Brasileira (1500-2000)"

Títulos e repertórios:

1. "O Além-Mar" (sécs. 16 e 17)
Melodias indígenas recolhidas pelos primeiros viajantes; obras de José de Anchieta, Manoel da Nóbrega e outros; compositores franceses e holandeses na França Antártica (RJ) e no Brasil Holandês; obras de Gregório de Matos; cantos hebraicos e sefardins; obras do chamado "grupo de Mogi das Cruzes" (SP)

2. "O Amor Brasileiro" (séc. 18)
Cantigas, modinhas e lundus brasileiros compostos a partir de 1770; obras do manuscrito "Modinhas do Brasil"; obras de Domingos Caldas Barbosa e Joaquim Manoel da Câmera

3. "Marília de Dirceu" (sécs. 18 e 19)
Doze árias de compositor anônimo do início do século 19, com textos de Tomás Antônio Gonzaga, escritos durante sua prisão na ilha das Cobras, após a Inconfidência, em fins do século 18

4. "Viagem pelo Brasil" (séc. 19 até 1850)
Obras recolhidas por Spix e Martius. A vida musical no Brasil por meio do olhar dos viajantes do início do século 19. Composições do padre José Maurício Nunes Garcia; Bento Muçuranga; Cândido Inácio da Silva; dr. José Maurício Nunes Garcia Filho; e Francisco Manoel da Silva

5. "Onde Canta o Sabiá" (séc. 19, 1840-1880)
A formação da canção de câmara brasileira. Os compositores que fundaram a Ópera Nacional. Cantos de trabalho afro-brasileiros. A formação do choro. A música popular no teatro. Obras de Gabriel Fernandez da Trindade, Rafael Coelho Machado, Furtado Coelho,
José Amat, Carlos Gomes, Elias Álvares Lobo e outros

6. "A Virada do Século" (1880-1914)
A época áurea da canção de câmara brasileira e da música no teatro de revista. Obras de Alberto Nepomuceno, Francisco Braga e Chiquinha Gonzaga

7. "Mel Nacional" (séc. 20, o Modernismo)
CD feito por ocasião do centenário de Mário de Andrade. Obras de Mário de Andrade, Heitor Villa-Lobos, Ernani Braga, Luciano Gallet, Lorenzo Fernandes, Marcelo Tupinambá e Camargo Guarnieri. Cantos tradicionais recolhidos por Mário de Andrade. Textos modernistas

8. "Cantos Populares do Brasil" (séc. 20 - A Segunda Fase do Modernismo - Anos 30)
Cantos populares brasileiros recolhidos pela cantora e pesquisadora brasileira Elsie Houston e publicados em Paris, em 1930. Obras harmonizadas pelos principais compositores brasileiros do período

9. "Música Viva/Música Nova" (séc. 20: 1940-1980)
Os manifestos "Música Viva", de 1946, e "Música Nova", de 1963. Obras de Hans-Joachim Koellreutter, Cláudio Santoro, Guerra Peixe, Edino Krieger, Esther Scliar, Gilberto Mendes, Willy Corrêa de Oliveira, Conrado Silva e outros. Textos de Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari

10. "Brasiliana" (séc. 20 - anos 80 e 90)
Obras vocais-eletracústicas de Leo Kupper a partir de materiais abstratos criados por Anna Maria Kieffer, cantos indígenas históricos (de tribos desaparecidas) e rezas de cura brasileiras

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