São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Intérprete leva "música nova" à Europa

ALVARO MACHADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A cantora Anna Maria Kieffer, autora do projeto "Memória Musical Brasileira: os 500 Anos (1500-200)", tem estreitado sua colaboração com o compositor belga Leo Kupper, que utiliza meios eletracústicos em seus trabalhos.
A mezzo-soprano apresentou em Paris, no último dia 14, no auditório Olivier Messiaen do GRM -uma das mais importantes instituições de música nova-, a obra "Anamak", criada a partir de cantos indígenas históricos interpretados e recriados por ela.
Em Bruxelas, no Studio de Recherches Musicales, no dia 31 de julho, é a vez de Kieffer cantar, com o baixo Eduardo Habumradi, "Rezas Populares do Brasil", também de Kupper.
A obra resultou de material coletado por Mário de Andrade e outros pesquisadores.
Foi gravada no Núcleo de Linguagens Sonoras da PUC-SP e recebeu colaborações posteriores do estúdio belga.
Outro projeto em andamento é a gravação da obra integral do compositor cearense da virada do século Alberto Nepomuceno, um mestre que, segundo Kieffer, "para a música de câmara, em quantidade e qualidade, é o mais importante compositor brasileiro".
Estão sendo gravadas 26 canções (com o pianista Achille Picchi), divididas entre dois discos, que têm lançamento previsto para o dia 26 de novembro.
(AM)

Texto Anterior: "Memória" reconstitui melodias
Próximo Texto: Amazonas prepara chegada do 'boi-careta' a outros Estados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.