São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amazonas prepara chegada do 'boi-careta' a outros Estados

Caprichoso e Garantido devem se apresentar em São Paulo

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Os organizadores do Festival de Parintins, que acontece nos dias 28, 29 e 30, querem levar a festa para outros Estados brasileiros.
A idéia -batizada de "boi-careta"- é inspirada nos carnavais fora de época realizados pelos grupos baianos de axé music.
Para isso, deve ser criada uma estrutura para que os bois Caprichoso e Garantido (as "escolas de samba" do boi-bumbá) se apresentem não apenas em Manaus e no Festival de Parintins (a 430 km de Manaus), mas em diversos Estados do país.
"Vamos fazer o 'boi-careta'. Levar o folclore regional para todo o país", afirma Jorge Fagundes, irmão do ator Antônio Fagundes, produtor da "Saga do Boi", a primeira prévia de Parintins, que aconteceu no dia 14, em Manaus.
Já foram contratados os principais levantadores (cantor de toada), Arlindo Jr. (Caprichoso) e David Assayag (Garantido), para levarem o boi-bumbá a São Paulo, Salvador, Foz do Iguaçu (PR) e João Pessoa (PB).
A organização do 33º Festival Folclórico de Parintins cria números interessantes para uma festa que acontece em uma cidade de 35 mil habitantes, localizada no meio da selva amazônica, onde só se chega de avião ou barco.
Nos três dias de festival, a cidade vai receber pouco mais de 100 mil turistas. O rio é que leva a grande massa. A Capitania dos Portos começou esta semana a vistoriar os 1.200 barcos que oferecem pacotes para Parintins. No ano passado foram 800 barcos.
Rivalidade cordial
Os dois bois estão investindo R$ 1,8 milhão em suas apresentações. Caprichoso e Garantido disputam o título com mais de 4.000 pessoas cada um.
Os bois são rivais, mas cordiais. O "bumbódromo" de Parintins, a arena onde acontece a festa, tem capacidade para 35 mil pessoas.
Os bois destinam sua primeira apresentação à torcida adversária, como manda a tradição. Só depois é que dirigem o espetáculo à sua própria torcida.
"Vou cantar uma toada bonita do Garantido em homenagem a meu amigo Assayag. Mas não se preocupem amigos azul-e-branco (cores utilizadas pelo Caprichoso), que vai ser só uma", afirmou Arlindo Jr., o levantador oficial do Caprichoso, durante apresentação em Manaus.

Texto Anterior: Intérprete leva "música nova" à Europa
Próximo Texto: Roberto Santos ganha biografia e evento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.