São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Czar importou a modernidade

FERNANDO CANZIAN
DO ENVIADO ESPECIAL

Pedro, o Grande, é considerado o pai da Rússia moderna. O "Grande" vem de sua altura, 2,02 metros, e de suas realizações.
Visionário, foi o modernizador do país e responsável pela primeira aproximação da Rússia com os países do Ocidente.
Em seu tempo, foi autor de medidas polêmicas. Quando mudou a capital da Rússia de Moscou para São Petersburgo, em 1712, obrigou os russos que para lá fossem a, entre outras coisas, cortar as tradicionais barbas longas e a tomar café -iguaria em moda na Europa da época.
Reza a lenda que ele próprio andava pelas ruas e entrava nas casas dos nobres para sentir se havia cheiro de café no ar.
Como a mudança para São Petersburgo foi compulsória para muitos, Pedro também inspecionava pessoalmente as casas para saber se os nobres realmente estavam vivendo ali ou se eram somente fachadas cheias de móveis.
Não havia, em 1712, grandes motivos para morar em São Petersburgo, onde, até hoje, chove 126 dias por ano.
Mas Pedro tratou de criá-los, construindo as melhores escolas, universidades e hospitais na nova cidade de frente para o mar.
Embora tenha sacrificado milhares de vidas para construir uma cidade que hoje abriga 5 milhões de habitantes sobre uma espécie de pântano drenado, Pedro, o Grande, foi plenamente resgatado e é considerado, hoje, um dos maiores homens da Rússia.
(FCz)

Texto Anterior: Duas esculturas exibem história
Próximo Texto: Saiba o que fazer sem o chapéu do Mickey
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.