São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro mistura receitas e casos

MARISTELA DO VALLE
DA ENVIADA ESPECIAL

Caldeirada de frutos do mar, cocada com castanha-de-caju e diversos tipos de moquecas preparadas com leite de coco são alguns dos pratos reunidos em livro com cerca de 180 receitas típicas alagoanas que quatro irmãs da família Rocha, de Maceió, preparam.
As irmãs Maria e Iêda Rocha, autoras do livro, consideram a caldeirada de frutos do mar o prato mais saboroso do livro. Ele mistura ostra, maçunim (espécie de molusco), lagosta, pata de uçá (tipo de caranguejo com cabelo), camarão e polvo. Tudo isso mergulhado em molho feito à base de leite de coco.
Os alagoanos usam leite de coco até para fazer bacalhau, o que, segundo as irmãs Rocha, faz os portugueses ficarem com raiva. "Eles dizem que o leite de coco tira o gosto do peixe."
Quase todas as receitas vêm acompanhadas de divertidos casos da família e relatos históricos adquiridos a partir de pesquisa realizada por Maria Rocha.
"Fiz pesquisas em livros como 'Açúcar', de Gilberto Freyre", explica Maria. Com isso, ela diz resgatar no livro alguns pratos preparados nos engenhos do passado.
O bolo chileno, por exemplo, feito com pão-de-ló, baba-de-moça e água-de-coco, tem esse nome em homenagem a um navio do Chile que teria participado de uma festa em Salvador quando a matriarca da família Rocha ali morava.
Outra história contada pelas irmãs tem como personagem o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, que costumava almoçar na casa da família quando as autoras do livro eram moças. Ele teria comentado, durante a sobremesa, que adorava baba-de-moça, e uma das irmãs Rocha respondeu: "Você gosta é de babar em moça".
(MV)

Texto Anterior: Roteiro de Thereza Collor tem sombra e água morna
Próximo Texto: Boates trocam o repente pelo improviso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.