São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Scania anuncia fabricação de ônibus a álcool ainda neste ano

Veículo será cerca de 10% mais caro que o convencional

FÁBIO ZANINI
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

A Scania anunciou ontem que pretende iniciar a fabricação de ônibus movidos a álcool em sua fábrica de São Bernardo até o final do ano.
A montadora apresentou ontem dois desses ônibus, que começam a circular na Grande São Paulo a partir da próxima semana, como parte da frota intermunicipal do governo do Estado.
Os dois primeiros veículos foram trazidos da Suécia (país de origem da Scania), onde o álcool é utilizado como combustível em ônibus desde 1990. Atualmente, cerca de 200 unidades circulam na Suécia.
"Já estamos em contato com o governo do Estado e com diversas prefeituras para viabilizar a venda das primeiras unidades", declarou Hans Hedlund, presidente da Scania Latin America.
O presidente da Scania disse que a empresa está investindo no segmento de ônibus a álcool porque acredita que o governo vai continuar incentivando a produção do combustível.
"O Brasil tem todas as condições para o desenvolvimento dos veículos movidos a álcool", afirmou.
Hedlund disse que a fábrica de São Bernardo tem condição de produzir cerca de 300 unidades por ano, sendo necessários apenas ajustes na linha de montagem.
Segundo a Scania, cada ônibus a álcool deve custar cerca de R$ 130 mil, 10% mais que o convencional, movido a diesel.
"O sobrepreço é compensado com sobras pelo aumento na qualidade de vida e pela diminuição nos gastos com saúde pública", afirmou Gabriel Murgel Branco, consultor da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo.

Texto Anterior: Volks perde mercado para concorrentes
Próximo Texto: Malan vai depor sobre Proálcool na Câmara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.