São Paulo, sexta-feira, 27 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MA julga fazendeiros por morte de padre

IRINEU MACHADO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO LUÍS

Os fazendeiros Guiomar Teodoro da Silva, Adailson Gomes Vieira e Geraldo Paulo Vieira, acusados pelo assassinato do padre Josimo Moraes Tavares em 1986, serão julgados hoje em Imperatriz (MA).
Outros dois acusados pelo crime ainda estão foragidos.
A CPT e o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) devem reunir 600 pessoas junto ao fórum. O padre, que era coordenador da CPT (Comissão Pastoral da Terra) na região do Bico do Papagaio (norte de Tocantins), foi morto com um tiro em maio de 1986, em Imperatriz.
O pistoleiro Geraldo Rodrigues da Costa foi preso e confessou ter matado o padre a pedido de seis fazendeiros. Condenado em 1988 a 18 anos e meio de prisão, ele será a principal testemunha de acusação.
Costa chegou ontem de Goiás, onde cumpre pena, sob proteção policial e está em quartel da PM.
O julgamento atraiu a atenção de entidades internacionais. O jurista francês Pierre Kaldor, 81, representante da Associação Internacional de Juristas Democráticos e da Federação Internacional de Direitos Humanos, vai assistir à sessão e elaborar um documento para o Parlamento Europeu.

Texto Anterior: Polícia teme atentado
Próximo Texto: Réu acusa polícia de forjar provas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.