São Paulo, sexta-feira, 27 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soldados prendem opositor do ex-Zaire

Etienne Tshisekedi desafiou proibição

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Etienne Tshisekedi, líder da oposição do Congo (ex-Zaire), foi preso na noite ontem por tropas do Exército do presidente Laurent Kabila horas depois de ter feito um discurso para estudantes, desafiando uma proibição oficial.
Tshisekedi, um dos principais políticos contrários ao ditador deposto Mobutu Sese Seko, foi preso em sua casa, em Kinshasa, capital do país.
Os militares que efetuaram a prisão não deixaram claro o motivo nem para onde ele seria levado.
Desde o início de maio, quando assumiu o poder após liderar a revolta armada que tomou o país em sete meses, Kabila proibiu todas as manifestações e atividades políticas -com exceção da sua Aliança das Forças Democráticas para a Libertação do Congo.
Ontem, Tshisekedi disse em discurso que estava mantendo contatos com o governo desde o mês passado. Ele não entrou em detalhes, mas deu a entender que o diálogo poderia levar à formação de um governo de transição. Tshisekedi vinha reivindicando um lugar no gabinete.

Texto Anterior: Chirac promete ir a ato por Cousteau
Próximo Texto: Ativistas vêem traição de EUA e Reino Unido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.