São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aliados de FHC e Maluf são reprovados em São Paulo

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A pouco mais de um ano e quatro meses das eleições de 98, pesquisa do Datafolha revela que Fernando Henrique Cardoso e Paulo Maluf enfrentariam dificuldades em São Paulo.
Mário Covas, do mesmo PSDB de FHC, ostenta um discreto décimo lugar no ranking de avaliação de 12 governadores. O prefeito paulistano, Celso Pitta (PPB), afilhado político de Maluf, é o pior na disputa de 11 prefeitos de capitais.
Na última campanha paulistana, Maluf foi à TV para dizer que apostava seu futuro político na administração do afilhado. Na época, dizia que seus eleitores não precisariam mais sufragá-lo caso Pitta decepcionasse. Pitta é aprovado hoje por 19% dos consultados, contra 36% de taxa de reprovação.
Covas apenas oscilou na avaliação dos paulistas, mas sua nota média (5,1) não é animadora para quem vai enfrentar a eleição no maior colégio eleitoral do país.
Entre os prefeitos, Cássio Taniguchi (PDT, Curitiba) lidera o ranking, mantendo a tradição do grupo do governador Jaime Lerner (PDT) entre os eleitores da capital.
Maguito Vilela (PMDB-GO) tem a maior nota média dos governadores pesquisados pelo Datafolha.
O estudo revela também dados preocupantes para alguns governadores que podem tentar novo mandato no próximo ano. Encaixam-se no caso, por exemplo, Wilson Barbosa Martins (PMDB-MS) e Cristovam Buarque (PT-DF).
Antonio Britto, o peemedebista que governa o Rio Grande do Sul, teve queda significativa, o que sugere que não é infundada a aposta do PT na eleição gaúcha de 98.
A pesquisa mostra dados curiosos. O governador catarinense, Paulo Afonso Vieira (PMDB), por exemplo, até conseguiu melhorar sua taxa de adesão, mesmo com o nome mais ostensivamente envolvido no caso dos precatórios.
Enquanto Covas não consegue deslanchar, seu colega tucano do Rio, Marcello Alencar, ensaia a recuperação.

LEIA MAIS sobre a pesquisa à pág. 1-14

Texto Anterior: Mão amiga; Quer ficar; Festa Real; Um primo em cada ponta; Boa notícia: suspensa a queima de arquivo; Pronex: o uso científico do gogó para sustentar fantasias; Rixa tucana; Memória; Idéia nova
Próximo Texto: Pesquisa mostra Pitta em último
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.