São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja o questionário paralelo

DA REPORTAGEM LOCAL

Além dos "piquetes de convencimento", a UNE também vai aplicar hoje o questionário "Exame Nacional do Ministro da Educação". "Se mostrarmos que os estudantes são contra o ministro, vamos pedir a sua demissão", afirma o presidente da entidade, Orlando Silva Júnior. A seguir, o questionário da UNE, transcrito com os erros de português do original.
1) As universidades desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão. São responsáveis por mais de 95% da produção científica e tecnológica nacional e por diversos projetos de difusão cultural. Você acredita que o provão avalia as universidades? (Sim ou não?)
2) Se você não fizer o provão não poderá receber o diploma. Você considera que o MEC está coagindo os formandos? (Sim ou não?)
3) Dados da ONU indicam que numa relação de 175 países, o grau de analfabetização da população brasileira ficou em 93º lugar. Na sua opinião de quem é a culpa? (Do povo que não quer estudar ou do MEC que não oferece mais e melhores condições de ensino?)
4) Segundo a Unesco o Brasil está em 80º lugar no tocante a investimentos em educação, atrás da Etiópia, Índia etc. O MEC afirma que os recursos investidos hoje já são suficientes. Você considera que o ministro da educação tem razão? (Sim ou não?)
5) A Constituição Federal afirma que a educação é um direito de todos e dever do Estado. Você considera que o MEC aplica esse princípio quando não garante vagas nas instituições públicas para todos e não fiscaliza as escolas e faculdades particulares? (Sim ou não?)

Texto Anterior: UNE fará "piquetes de convencimento"
Próximo Texto: Francês critica exame geral e unificado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.