São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA DA REVOLUÇÃO

1911 - Revolucionários chineses derrubam o império da dinastia Qing.

1912 - É proclamada a república na China. O Partido Nacionalista (Kuomintang) é organizado.

1921 - Fundação do Partido Comunista chinês, em Xangai.

1923 - Mikhail Borodim chega à China para a reorganização e consolidação do PC chinês.

1927 - Comunistas que atuavam dentro do Kuomintang são expulsos do Partido Nacionalista.

1934-1935 - Tropas nacionalistas perseguem os comunistas, que, liderados por Mao Tse-tung, movimentam-se pelo país até conseguirem se estabelecer no norte. O episódio ficou conhecido como Longa Marcha.

1937 - União temporária de comunistas e nacionalistas na guerra contra o Japão.

1945 - Guerra civil chinesa. Enfrentam-se os nacionalistas, comandados por Chiang Kai-shek, e os comunistas, liderados por Mao Tse-tung.
1º de outubro de 1949 - A República Popular da China é formalmente estabelecida, depois da vitória das tropas de Mao.

1950 - China e URSS assinam um tratado de amizade e ajuda mútua. Chiang Kai-shek se estabelece em Taiwan.

1951-1952 - São intensificadas as ações contra os "inimigos políticos do regime". Estrangeiros e missionários cristãos são julgados como "agentes dos EUA". A redistribuição de terras é acelerada. Uma campanha ideológica -apoiada na autocrítica e confissões públicas- é iniciada entre estudantes, cientistas e outros profissionais.

1954 - O Congresso Nacional Popular elege formalmente Mao Tse-tung como presidente da República Popular da China. Acontecem os expurgos no Partido Comunista.

1958 - Mao lança o Grande Salto para a Frente, programa de crescimento que fracassa, levando à morte cerca de 30 milhões de chineses.

1961 - Rompimento entre comunistas soviéticos e chineses. Estes criticam o revisionismo da URSS, que passava por processo de desestalinização.

1966 - É iniciada a Grande Revolução Cultural Proletária ou Revolução Cultural, radicalização ideológica do PC chinês, sob o pretexto de combater "idéias burguesas a respeito de literatura e arte". Mao é definido como "grande timoneiro".

1976 - Morre Mao Tse-tung. Inicia-se a ascensão, dentro do partido, de Deng Xiaoping, que chegará ao poder em 1978 e iniciará a abertura econômica do país.

Texto Anterior: A sedução vermelha
Próximo Texto: Canibais do grande salto para trás
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.