São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
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Confira as diferenças

- Empresa
Ocidente
* a competição é mais importante que a cooperação, em todos os níveis
* as fusões e aquisições são mais decisivas que a formação de redes
* o executivo, com alto salário, é muitas vezes mais importante que a empresa
* vale mais a hierarquia, nem sempre o funcionário veste a camisa da empresa
Oriente
* há competição, mas a cooperação pode ser mais importante
* a formação de conglomerados é essencial (familiares ou entre empresas)
* a cooperação depende da formação de consensos
* a adesão aos valores da empresa é mais importante que a hierarquia

- Sistema Jurídico
Ocidente
* as instituições devem mediar conflitos entre indivíduos
* as regras em processos judiciais são essenciais
* a letra e o formalismo valem mais que o espírito da lei
* o sistema jurídico é uma defesa contra abusos do Estado
Oriente
* a dominância do Estado antecede o sistema judiciário
* empresas e instituições pesam mais que indivíduos
* a lei implementa a razão de Estado, não a defesa de liberdades civis
* as tradições e o espírito valem mais que a letra da lei

- Valores
Ocidente
* predominam o individualismo e o racionalismo
* o ideal democrático contrapõe-se ao respeito filial confuciano
* a crítica à autoridade pode ser mais importante que o respeito à tradição
* liberdade criativa praticamente obriga a questionar as tradições
Oriente
* predominam valores como paternalismo e espiritualismo
* o pragmatismo e a flexibilidade predominam sobre princípios abstratos
* imperam as redes (familiares, étnicas, entre empresas, Estado e mercado)
* confucionismo e taoísmo inserem o indivíduo num contexto social e político

- Ciência e Tecnologia
Ocidente
* o cientista maluco, o gênio isolado no laboratório, é a imagem mais forte do desenvolvimento tecnológico moderno no Ocidente
* a separação entre ciência pura, acadêmica, e técnicas aplicadas ou desenvolvidas nas próprias empresas teve mais força no Ocidente
Oriente
* as sociedades asiáticas ao longo de milênios foram pioneiras (medicina, pólvora, matemática), mas se atrasaram na revolução industrial
* as elites criaram políticas de Estado que estimularam as economias e as empresas a incorporarem novas tecnologias

- Paradigmas
Ocidente
* a lógica ocidental clássica consagrou o formalismo: a consistência interna de um sistema é não apenas necessária, mas em geral mais importante que o contexto, a história ou as instituições nas quais são formulados esses enunciados
* apenas a dialética, o marxismo, a hermenêutica e uma filosofia da linguagem mais recente criticaram essa tradição formalista ou internalista
Oriente
* a lógica oriental é situacional: o contexto, o espírito, a tradição e a interpretação pesam até mais que uma regra, um conceito ou um princípio abstrato
* os opostos devem harmonizar-se ou exercer influências recíprocas - ying e yang, família e Estado, privado e público, comunismo e capitalismo

- Estado
Ocidente
* apesar de muitas ditaduras e violações a direitos individuais, o modelo consagrado é a democracia liberal com economia de mercado
* recentemente, o chamado neoliberalismo retomou o repúdio clássico à ação do Estado na economia, reforçado pelo desmonte dos comunismos europeus e dos populismos latino-americanos
Oriente
* "despotismo oriental" é uma imagem consagrada e real
* o confucionismo coloca o Estado num plano privilegiado o atraso na revolução industrial foi compensado com políticas industriais
* burocracias criaram uma ética própria, com ascendência sobre classes sociais

- Relação capital-trabalho
Ocidente
* o capitalismo ocidental clássico foi definido por Marx como um sistema onde a oposição entre capitalistas e trabalhadores é absoluta e essencial, hipótese confirmada pela história do movimento sindical
* terceirização e subcontratação ocorreu em grau menor em algumas das economias ocidentais, dando menos espaço para micro e pequenas empresas
* metáfora do "self-made man"
Oriente
* predomínio de relações familiares, compadrio, redes ("keiretsu" no Japão, "chaebol" na Coréia e "guanxi" na China) e a propagação de micro e pequenas empresas contrapõe-se a conflitos abertos ou luta de classes
* busca de consenso e reverência à empresa exigem participação dos trabalhadores na melhoria de processos e produtos na empresa
* metáfora do "formigueiro"

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