São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997 |
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Confira as diferenças - Empresa Ocidente * a competição é mais importante que a cooperação, em todos os níveis * as fusões e aquisições são mais decisivas que a formação de redes * o executivo, com alto salário, é muitas vezes mais importante que a empresa * vale mais a hierarquia, nem sempre o funcionário veste a camisa da empresa Oriente * há competição, mas a cooperação pode ser mais importante * a formação de conglomerados é essencial (familiares ou entre empresas) * a cooperação depende da formação de consensos * a adesão aos valores da empresa é mais importante que a hierarquia - Sistema Jurídico Ocidente * as instituições devem mediar conflitos entre indivíduos * as regras em processos judiciais são essenciais * a letra e o formalismo valem mais que o espírito da lei * o sistema jurídico é uma defesa contra abusos do Estado Oriente * a dominância do Estado antecede o sistema judiciário * empresas e instituições pesam mais que indivíduos * a lei implementa a razão de Estado, não a defesa de liberdades civis * as tradições e o espírito valem mais que a letra da lei - Valores Ocidente * predominam o individualismo e o racionalismo * o ideal democrático contrapõe-se ao respeito filial confuciano * a crítica à autoridade pode ser mais importante que o respeito à tradição * liberdade criativa praticamente obriga a questionar as tradições Oriente * predominam valores como paternalismo e espiritualismo * o pragmatismo e a flexibilidade predominam sobre princípios abstratos * imperam as redes (familiares, étnicas, entre empresas, Estado e mercado) * confucionismo e taoísmo inserem o indivíduo num contexto social e político - Ciência e Tecnologia Ocidente * o cientista maluco, o gênio isolado no laboratório, é a imagem mais forte do desenvolvimento tecnológico moderno no Ocidente * a separação entre ciência pura, acadêmica, e técnicas aplicadas ou desenvolvidas nas próprias empresas teve mais força no Ocidente Oriente * as sociedades asiáticas ao longo de milênios foram pioneiras (medicina, pólvora, matemática), mas se atrasaram na revolução industrial * as elites criaram políticas de Estado que estimularam as economias e as empresas a incorporarem novas tecnologias - Paradigmas Ocidente * a lógica ocidental clássica consagrou o formalismo: a consistência interna de um sistema é não apenas necessária, mas em geral mais importante que o contexto, a história ou as instituições nas quais são formulados esses enunciados * apenas a dialética, o marxismo, a hermenêutica e uma filosofia da linguagem mais recente criticaram essa tradição formalista ou internalista Oriente * a lógica oriental é situacional: o contexto, o espírito, a tradição e a interpretação pesam até mais que uma regra, um conceito ou um princípio abstrato * os opostos devem harmonizar-se ou exercer influências recíprocas - ying e yang, família e Estado, privado e público, comunismo e capitalismo - Estado Ocidente * apesar de muitas ditaduras e violações a direitos individuais, o modelo consagrado é a democracia liberal com economia de mercado * recentemente, o chamado neoliberalismo retomou o repúdio clássico à ação do Estado na economia, reforçado pelo desmonte dos comunismos europeus e dos populismos latino-americanos Oriente * "despotismo oriental" é uma imagem consagrada e real * o confucionismo coloca o Estado num plano privilegiado o atraso na revolução industrial foi compensado com políticas industriais * burocracias criaram uma ética própria, com ascendência sobre classes sociais - Relação capital-trabalho Ocidente * o capitalismo ocidental clássico foi definido por Marx como um sistema onde a oposição entre capitalistas e trabalhadores é absoluta e essencial, hipótese confirmada pela história do movimento sindical * terceirização e subcontratação ocorreu em grau menor em algumas das economias ocidentais, dando menos espaço para micro e pequenas empresas * metáfora do "self-made man" Oriente * predomínio de relações familiares, compadrio, redes ("keiretsu" no Japão, "chaebol" na Coréia e "guanxi" na China) e a propagação de micro e pequenas empresas contrapõe-se a conflitos abertos ou luta de classes * busca de consenso e reverência à empresa exigem participação dos trabalhadores na melhoria de processos e produtos na empresa * metáfora do "formigueiro" Texto Anterior: O Ocidente e os 'valores asiáticos' Próximo Texto: Alvo da política 'um país, dois sistemas', Taiwan rejeita a fórmula de Hong Kong Índice |
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