São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HISTÓRIA

Por que Hong Kong é uma colônia britânica?
No século passado, os britânicos tinham interesses comerciais no Extremo Oriente. Eles usavam o tráfico de ópio para conseguir, em troca, mercadorias importantes no Ocidente -especialmente prata, seda e chá. Para conter o tráfico, a China atacou os britânicos, em um conflito que durou de 1839 a 1842, a Guerra do Ópio. Ao vencer, Londres impôs sanções à China e tomou Hong Kong.

A China tentou reconquistar Hong Kong à força?
Não. Em 1898, os britânicos conseguiram a cessão de Hong Kong por 99 anos.

Como foi a devolução?
As negociações começaram ainda na década de 1980. Em 1984, os dois governos assinaram a Declaração Conjunta de Pequim, que estabelecia a devolução do território, sob a política "um país, dois sistemas".

O que é "um país, dois sistemas"?
É o compromisso de que, por pelo menos 50 anos, Hong Kong, incorporado à China, terá garantida autonomia econômica e administrativa. Ou seja, deve continuar a ser um território capitalista, encravado no maior país comunista do mundo.

Macau, território vizinho, também será devolvido?
Sim, segundo acordo similar firmado em 1987, que também coloca o território português sob o lema "um país, dois sistemas", a partir de dezembro de 1999.

Texto Anterior: JUSTIÇA
Próximo Texto: DIREITOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.