São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filho de Pablo Picasso se opõe a viagem de 'Guernica'

DO "EL PAÍS"

Claude Picasso, filho do pintor Pablo Picasso, chamou de "irresponsáveis" o Museu Guggenheim e políticos espanhóis que lutam para que a obra "Guernica" seja exposta em Bilbao (norte da Espanha).
Atualmente, o quadro, um dos mais famosos do cubista Pablo Picasso, está exposto no Museu Reina Sofía, em Madri.
Segundo Claude, a obra está em mau estado de conservação, fato que não permite seu transporte.
Há uma semana, o Parlamento espanhol aprovou uma moção que apóia a viagem do quadro para a mostra inaugural do Museu Guggenheim em Bilbao, que deve ocorrer de 3 a 18 de outubro.
O principal patrocinador da causa é o Partido Nacionalista Basco, que representa a região do norte da Espanha.
"Guernica" retrata o bombardeio realizado durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) por aviões alemães sobre a cidade que leva o seu nome e que fica na região basca.
No bombardeio, o primeiro da história cujos alvos eram civis, cerca de mil pessoas morreram.
"A votação no Parlamento não reflete nada que seja importante para a arte ou para a história da arte, nem nada que seja benéfico para o quadro ou para sua conservação", afirmou Claude.
"'Guernica' tem um valor político inegável, mas não o valor que quer lhe ditar a moda. A obra não pode ser utilizada como um objeto de promoção."
Questionado sobre por que o quadro, que já excursionou por mais de 60 vezes ao redor do mundo, não pode viajar mais uma vez, Claude respondeu: "O quadro serviu para obter fundos e chamar a atenção para o fato de que muitos espanhóis sofriam. Nas últimas décadas, porém, viajou apenas até os EUA. Não se pode pôr o quadro em risco".

Texto Anterior: Nike paga auditoria no exterior
Próximo Texto: Tripulação da Mir vai treinar para reparar a estação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.