São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tripulação da Mir vai treinar para reparar a estação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A tripulação da estação orbital russa Mir foi informada ontem pelas autoridades do país de que deve começar em breve os treinamentos para a execução dos reparos externos na estação espacial.
Na quarta-feira passada, a nave de carga Progress-M34 colidiu com a Mir, abrindo um buraco de cerca de três centímetros quadrados na estação espacial russa.
Segundo as autoridades russas, a situação estava "totalmente" sob controle. No, entanto, antes de iniciar o treinamento, os dois russos e o norte-americano que estão a bordo deveriam checar como as baterias da estação estão se carregando e tentar aumentar seus suprimentos de oxigênio. Calcula-se que a estação tenha perdido entre 30% e 40% das suas reservas de energia. O acidente também provocou despressurização de um dos seis módulos da Mir.
Os equipamentos necessários aos reparos dos danos na Mir só deverão ser lançados ao espaço no próximo final de semana, segundo informações do Centro de Controle de Vôos Espaciais de Koroliov, situado próximo a Moscou.
Sono
Segundo Vladimir Solovyov, responsável em terra pela coordenação da missão, disse que o treinamento da tripulação deve começar na segunda-feira.
O comandante Vasily Tsibliyev, 43, o engenheiro de vôo Alexander Lazutkin, 39, e o físico norte-americano Michael Foale, 40, tiveram um noite de sono tranquila e estavam calmos na manhã de sábado.
"Estamos todos bem, mas eu não tinha dormido nas duas noites seguintes ao acidente", disse Tsibliyev disse ao controle da missão, numa conversa que foi presenciada por jornalistas.

Texto Anterior: Filho de Pablo Picasso se opõe a viagem de 'Guernica'
Próximo Texto: Estudante japonês confessa degola; Canadá envia aviões de guerra para a Bósnia; Embaixador francês é retido no Congo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.