São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Televenda alavanca lucro

DA REPORTAGEM LOCAL

Em vez de apenas tentar se defender da concorrência dos importados, muitos fabricantes de utilidades domésticas partiram para o ataque no campo do inimigo, o mercado de televendas.
É o caso da Monreve, empresa que desenvolve dois tipos de produto: uma churrasqueira elétrica e uma fôrma para lanches.
O alvo principal são as donas-de-casa que costumam ver programas de televisão direcionados ao público feminino.
Segundo Marcelo da Costa Silva, 27, gerente-geral, a empresa contrata especialistas em culinária para participar desses programas e ensinar receitas que são preparadas na churrasqueira elétrica.
"Chegamos a receber até 200 telefonemas, no pico do movimento", diz. De acordo com Silva, 75% deles resultam em pedidos de entrega do produto, que custa R$ 79.
A empresa, criada há cinco anos, só vende os produtos por telefone. "Preferimos evitar intermediários e trabalhar diretamente com o consumidor", conta o gerente-geral, que planeja expandir a marca para um número maior de emissoras de televisão. Atualmente a marca é divulgada em duas delas.
A Monreve vende, segundo Silva, cerca de 4.000 churrasqueiras elétricas e 1.500 aparelhos para sanduíche por mês.
O "multilanche", como é chamado, é a aquela tradicional fôrma de metal que vai ao fogão, no estilo do antigo "tostex".
Segundo o fabricante, o produto tem sofrido a concorrência direta dos aparelhos elétricos para lanches. A empresa já chegou a produzir 2.500 unidades por mês.
"Para concorrer com os importados, decidimos parcelar o pagamento", conta Silva, filho do dono da empresa. "Mesmo assim, enfrentamos problemas com a inadimplência dos clientes."
Outra forma de ganhar fôlego para vencer a concorrência foi terceirizar os serviços. Hoje, a Monreve emprega dez funcionários, metade em serviços de escritório e a outra só na montagem dos componentes produzidos por empresas contratadas.

Texto Anterior: Acendedor automático resiste à 'era do microondas'
Próximo Texto: Vassouras ficam firmes com acessórios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.