São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997 |
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Novo pode desvalorizar até 20% depois de um ano
HENRIQUE SKUJIS
Enquanto o veículo novo pode desvalorizar até 20% em um ano, o seminovo perde cerca de 10% do seu valor nos mesmos 12 meses. Um carro novo comprado hoje por R$ 20 mil poderá estar valendo daqui a um ano R$ 16 mil, enquanto um carro com um ano de uso, também comprado hoje pelos mesmos R$ 20 mil, valerá cerca de R$ 18 mil. Foram pesquisados 16 carros, sendo quatro de cada montadora nacional -Chevrolet, Fiat, Ford e Volkswagen. Os preços utilizados para os modelos zero-quilômetro são os praticados pelo mercado, e não os de tabela, sugeridos pelas montadoras. A pesquisa, tanto dos modelos novos quanto dos usados, foi feita em concessionárias e em lojas do mercado paralelo. Veja o exemplo de um Gol CL 1.6, da Volks. O modelo novo pode ser comprado por R$ 15,6 mil, o modelo 96 é vendido por R$ 13,1 mil e o 95, por R$ 11,8 mil. No caso do Chevrolet Omega CD, a desvalorização do modelo 96 (R$ 32 mil) em relação ao novo (R$ 39 mil) é de 18%. O 95 (R$ 28,5 mil) cai 11% sobre o 96. Outro bom exemplo é o Volkswagen Santana. A versão zero-quilômetro com motor 1.8 é vendida por R$ 21 mil. O preço do modelo 96 despenca para R$ 17 mil, uma queda de quase 20%. A desvalorização de preço do 95, que custa R$ 15,6 mil, em relação ao 96, é bem menor: 8,3% (Veja outros exemplos no quadro ao lado). Mais vantagens Além da diferença de preço no ato da compra, o consumidor vai gastar menos na hora de regularizar o seminovo. O comprador de um carro zero-quilômetro terá de fazer o licenciamento e pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). No caso de um carro de R$ 20 mil, o gasto será de cerca de R$ 1.100 -R$ 800 do IPVA e mais R$ 300 de licenciamento e emplacamento junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Há ainda a taxa do seguro obrigatório, que custa cerca de R$ 30. Na compra de um seminovo, haverá apenas a necessidade de pagar a transferência do carro. Já com a taxa do despachante, o serviço vai sair por cerca de R$ 150. Outra vantagem é a garantia. Muitos carros com um ano de uso ainda não atingiram a quilometragem limite do prazo. Dessa maneira, o consumidor estará comprando um carro usado, mas com a garantia da fábrica, podendo inclusive realizar a revisão gratuita. Texto Anterior: Escort e Polo duelam entre os médios Próximo Texto: Ford e VW empatam em consumo de combustível Índice |
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