São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
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Novo pode desvalorizar até 20% depois de um ano

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O carro seminovo (com até 12 meses de uso) é melhor opção de compra do que o zero-quilômetro para quem faz questão de um modelo bem-conservado, mas não quer perder muito dinheiro na hora da venda, após um ano de uso.
Enquanto o veículo novo pode desvalorizar até 20% em um ano, o seminovo perde cerca de 10% do seu valor nos mesmos 12 meses.
Um carro novo comprado hoje por R$ 20 mil poderá estar valendo daqui a um ano R$ 16 mil, enquanto um carro com um ano de uso, também comprado hoje pelos mesmos R$ 20 mil, valerá cerca de R$ 18 mil.
Foram pesquisados 16 carros, sendo quatro de cada montadora nacional -Chevrolet, Fiat, Ford e Volkswagen.
Os preços utilizados para os modelos zero-quilômetro são os praticados pelo mercado, e não os de tabela, sugeridos pelas montadoras.
A pesquisa, tanto dos modelos novos quanto dos usados, foi feita em concessionárias e em lojas do mercado paralelo.
Veja o exemplo de um Gol CL 1.6, da Volks. O modelo novo pode ser comprado por R$ 15,6 mil, o modelo 96 é vendido por R$ 13,1 mil e o 95, por R$ 11,8 mil.
No caso do Chevrolet Omega CD, a desvalorização do modelo 96 (R$ 32 mil) em relação ao novo (R$ 39 mil) é de 18%. O 95 (R$ 28,5 mil) cai 11% sobre o 96.
Outro bom exemplo é o Volkswagen Santana. A versão zero-quilômetro com motor 1.8 é vendida por R$ 21 mil.
O preço do modelo 96 despenca para R$ 17 mil, uma queda de quase 20%. A desvalorização de preço do 95, que custa R$ 15,6 mil, em relação ao 96, é bem menor: 8,3% (Veja outros exemplos no quadro ao lado).
Mais vantagens
Além da diferença de preço no ato da compra, o consumidor vai gastar menos na hora de regularizar o seminovo.
O comprador de um carro zero-quilômetro terá de fazer o licenciamento e pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).
No caso de um carro de R$ 20 mil, o gasto será de cerca de R$ 1.100 -R$ 800 do IPVA e mais R$ 300 de licenciamento e emplacamento junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Há ainda a taxa do seguro obrigatório, que custa cerca de R$ 30.
Na compra de um seminovo, haverá apenas a necessidade de pagar a transferência do carro. Já com a taxa do despachante, o serviço vai sair por cerca de R$ 150.
Outra vantagem é a garantia. Muitos carros com um ano de uso ainda não atingiram a quilometragem limite do prazo.
Dessa maneira, o consumidor estará comprando um carro usado, mas com a garantia da fábrica, podendo inclusive realizar a revisão gratuita.

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