São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
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Carro novo pode desvalorizar até 20%

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O carro seminovo (de até 12 meses de uso) é melhor opção de compra do que o zero-quilômetro para quem faz questão de um modelo bem-conservado, mas não quer perder muito dinheiro na hora da venda.
Enquanto o veículo novo desvaloriza até 20% em um ano, o seminovo perde cerca de 10% do seu valor nos mesmos 12 meses.
Um carro novo, comprado hoje por R$ 20 mil, poderá estar valendo daqui a um ano R$ 16 mil, enquanto um carro com um ano de uso, também comprado hoje pelos mesmos R$ 20 mil, valerá cerca de R$ 18 mil.
Foram pesquisados 16 carros, sendo quatro de cada montadora -Fiat, Ford, GM e Volkswagen.
Veja o exemplo de um Gol CL 1.6, da Volks. O modelo novo pode ser comprado por R$ 15,6 mil, o modelo 96 é vendido por R$ 13,1 mil e o 95, por R$ 11,8 mil.
No caso do Omega CD, a desvalorização do modelo 96 em relação ao modelo novo é de 18%. O 95 cai 11% sobre o 96 (veja outros exemplos no quadro ao lado).
Outras vantagens
Além da diferença de preço no ato da compra, o consumidor vai gastar menos na hora de regularizar o seminovo.
O comprador de um carro zero-quilômetro terá de fazer o licenciamento e pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).
No caso de um carro de R$ 20 mil, o gasto será de cerca de R$ 1.100 -R$ 800 do IPVA e mais R$ 300 de licenciamento e emplacamento junto ao Detran.
Há ainda a taxa do seguro obrigatório, que custa R$ 30.
Na compra de um seminovo, haverá apenas a necessidade de pagar a transferência do carro. Já com a taxa do despachante, o serviço custa por volta de R$ 150.
Outra vantagem é a garantia -muitos carros com um ano de uso ainda não atingiram a quilometragem limite do prazo.
Dessa maneira, o consumidor estará comprando um carro usado, mas com a garantia da fábrica.

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