São Paulo, domingo, 29 de junho de 1997
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Converter motor para a gasolina é caro

DA REPORTAGEM LOCAL

A conversão de um motor a álcool para gasolina custa caro, mas traz benefícios ao motorista.
Segundo oficinas mecânicas consultadas pela Folha, o serviço custa entre R$ 800 e R$ 1.200, para motores com carburador, e entre R$ 1.200 e R$ 2.000, para motores com injeção eletrônica de combustível. Todos os carros podem receber a conversão.
Entre as vantagens do motor a gasolina estão a partida mais fácil em dias frios e o maior valor de revenda -no mercado de usados, a versão a gasolina chega a valer 5% mais do que a versão a álcool.
Além disso, com o aumento do preço do álcool e com o desenvolvimento dos motores a gasolina, o carro movido a álcool deixou de ser mais econômico.
Para quem roda bastante, a conversão do motor pode se tornar mais vantajosa ainda. Segundo números da Volks, o total gasto numa viagem de 200 km com um Gol 1.6 a gasolina é de R$ 7,05. O dono de um Gol a álcool gastaria R$ 7,76 (veja quadro abaixo).
Mudanças
A conversão requer a troca de várias peças e, segundo mecânicos, demora entre dois e três dias.
O mecânico Francisco Capani diz que, em motores carburados, será preciso trocar carburador, distribuidor, pistões (ou o cabeçote) e o coletor de admissão. O mecânico Luiz Yoshimura acrescenta ainda a necessidade da troca da vela e da válvula termostática.
Nos carros com injeção eletrônica, as mudanças serão feitas no módulo da injeção e, em alguns casos, também no bico injetor.
Por ter um preço relativamente alto, Yoshimura aconselha que a conversão seja feita quando o motor precisar ser retificado.
"São feitos dois serviços de uma vez, melhorando a relação custo/benefício do serviço."

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