São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assembléia vota impeachment em SC

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

A Assembléia de Santa Catarina vota hoje, a partir das 9h, o impeachment do governador Paulo Afonso Vieira (PMDB), acusado de cometer irregularidades na emissão de títulos públicos. Vieira, 39, o mais jovem governador do país, será afastado e processado por crime de responsabilidade se não tiver o apoio de 14 dos 40 deputados -o PMDB tem 11 parlamentares. O PFL, apesar de ter decidido votar a favor da destituição, pode ter dissidências e evitar o afastamento do governador.
Também serão votados os pedidos de afastamento do vice, José Augusto Hulse, do secretário da Fazenda, Paulo Prisco Paraíso, e do procurador-geral do Estado, João Carlos Hohendorff. Vieira e Hulse recorreram à Justiça para evitar o impeachment. Caso sejam destituídos, o presidente da Assembléia, Francisco Kuster, assume o cargo interinamente.
Vieira nega as acusações e diz ser vítima de um "golpe". Ele pode ser o único governador envolvido no escândalo dos precatórios a perder o mandato. O governador Divaldo Suruagy (PMDB-AL) conseguiu barrar seu impeachment em março.
Cerca de 2.500 PMs farão a segurança da Assembléia. Ontem, manifestantes pró e contra o governador já acampavam no local. Os governistas pretendem reunir até 50 mil pessoas.

LEIA MAIS sobre o impeachment na pág. 1-6

Texto Anterior: Tiro foi 'sorte' e ajudou a encerrar greve, diz general
Próximo Texto: Saiba por que o governador de SC pode ser afastado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.