São Paulo, terça-feira, 1 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumentam 20% as ações trabalhistas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As ações individuais na Justiça do Trabalho aumentaram 20% depois do Plano Real.
As Juntas de Conciliação e Julgamento de todo o país receberam quase 2 milhões de reclamações trabalhistas no ano passado.
O presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministro Ermes Pedro Pedrassani, disse que esse aumento foi provocado pela redução do emprego formal. "Em geral, quem perde o emprego é que recorre à Justiça do Trabalho, em busca de direitos que julga ter."
Segundo ele, muitos trabalhadores reclamam cláusulas trabalhistas não cumpridas em planos anteriores, como a troca de taxas de inflação no Plano Collor.
No caso do Real, o estabelecimento da livre negociação reduziu o número de dissídios coletivos. o TST extinguiu muitos processos que mostravam não terem sido esgotados todos os níveis de negociação entre patrões e empregados. Dados do tribunal registram que o número de dissídios coletivos caiu 50% de 1995 para 1996.

Texto Anterior: Metalúrgico retoma estudos e consegue emprego de volta
Próximo Texto: Estrutura do emprego mudou, afirma Paiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.