São Paulo, terça-feira, 1 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Charles e líder chinês trocam farpas em discursos

JAIME SPITZCOVSKY
DO ENVIADO ESPECIAL

O príncipe Charles e o presidente da China, Jiang Zemin, trocaram farpas em seus discursos proferidos na cerimônia de entrega de Hong Kong.
O dirigente comunista afirmou que a devolução do território representa uma "vitória para a causa universal da paz e da justiça".
Se Jiang disparava contra o colonialismo britânico, o representante da Coroa britânica lembrou, de forma indireta, que Pequim não conta com bons antecedentes para garantir o futuro da democracia em Hong Kong.
O príncipe sugeriu que o Reino Unido vai monitorar a aplicação da fórmula "um país, dois sistemas". "Não vamos esquecê-los e vamos acompanhar com o máximo interesse enquanto vocês embarcam nessa nova era de sua notável história", afirmou ele, dirigindo-se à população de Hong Kong.
Jiang Zemin aproveitou a oportunidade para elogiar Deng Xiaoping, o líder chinês morto neste ano, responsável pelas reformas de cunho capitalista introduzidas nas últimas décadas na China. "A história vai lembrar o sr. Deng Xiaoping."
(JS)

Texto Anterior: 'Viciada em trabalho', a cidade não pára
Próximo Texto: Em Pequim, só os convidados do governo chinês festejaram na praça Tiananmen
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.