São Paulo, terça-feira, 1 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia o discurso de Jiang

Leia a seguir a íntegra do discurso do presidente da China, Jiang Zemin:

Príncipe Charles, primeiro-ministro Tony Blair, distintos convidados, sras. e srs.,
A bandeira nacional da República Popular da China e a bandeira regional da Região Administrativa Especial de Hong Kong da República Popular da China foram agora hasteadas sobre esta terra, em Hong Kong. (aplausos)
Neste momento, pessoas de todos os países do mundo estão com os olhos postos sobre Hong Kong. Como cumprimento da Declaração Conjunta Sino-Britânica sobre Hong Kong, os dois países levaram a termo a cerimônia de entrega para marcar a retomada chinesa do exercício da soberania sobre Hong Kong e o estabelecimento oficial da Região Administrativa Especial de Hong Kong da República Popular da China. É uma festa para a nação chinesa e uma vitória para a causa universal da paz e justiça. (aplausos)
Assim, 1º de julho de 1997 vai entrar nos anais da história como um dia para a memória eterna. O retorno de Hong Kong à pátria após um século de vicissitudes indica fortemente que os compatriotas de Hong Kong também se tornaram senhores desta terra chinesa e que agora Hong Kong entrou em uma nova era de desenvolvimento. A história lembrará o sr. Deng Xiaoping por este criativo conceito de "um país, dois sistemas". É sob esse critério que nós conseguimos de forma bem-sucedida resolver as questões de Hong Kong por meio de negociações diplomáticas e, finalmente, conseguir o retorno de Hong Kong à pátria. (aplausos)
Nesta ocasião solene, quero agradecer a todos, tanto na China quanto no Reino Unido, que contribuíram para estabelecer a discussão da questão de Hong Kong e a todos aqueles que apoiaram e se preocuparam com o retorno de Hong Kong à pátria. Quero estender meus cumprimentos aos 6 milhões ou mais de compatriotas de Hong Kong que voltam aos braços da pátria. (aplausos)
Após o retorno de Hong Kong, o governo chinês vai implementar as políticas básicas de "um país, dois sistemas": pessoas de Hong Kong administrando Hong Kong, um alto grau de autonomia, e manutenção do sistema econômico e social prévio e o modo de vida de Hong Kong imutáveis, e suas leis basicamente imutáveis.
Após o retorno de Hong Kong, o governo central do povo deve ser responsável pelas relações exteriores e defesa de Hong Kong. A Região Administrativa Especial de Hong Kong deve ser munida, de acordo com a Lei Fundamental, de Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário independente, incluindo uma corte de apelações finais. Os moradores de Hong Kong devem desfrutar de vários direitos e liberdades, de acordo com a lei. A Região Administrativa Especial deve assegurar o desenvolvimento de um sistema democrático que coadune com a realidade de Hong Kong.
Após o retorno, Hong Kong vai manter seu status de porto livre, continuar a funcionar como centro financeiro, comercial e portuário internacional e a manter e desenvolver seus laços econômicos e culturais com todas as outras regiões do país e organizações internacionais relevantes.
Os interesses econômicos de todos os países e regiões em Hong Kong serão protegidos por lei. Todos os países e regiões que tiverem investimentos e interesses aqui vão continuar a buscar a prosperidade e estabilidade de Hong Kong.
Os compatriotas de Hong Kong têm uma gloriosa tradição de prosperidade. A patriótica prosperidade de Hong Kong hoje, em uma análise final, foi construída pelos compatriotas de Hong Kong. Também é inseparável do apoio e desenvolvimento do resto do país. Confio em que, com o forte apoio de todo o povo chinês, o governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong e os compatriotas de Hong Kong vão conseguir dirigir Hong Kong bem e manter sua prosperidade e estabilidade, assim garantindo a Hong Kong um futuro esplêndido.

Texto Anterior: Leia o discurso de Charles
Próximo Texto: Conselho Legislativo provisório toma posse sob protesto dos democratas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.