São Paulo, quinta-feira, 3 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reeleição deve ter avião presidencial

Segurança de FHC justifica uso, diz Santos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Coordenação Política, Luiz Carlos Santos, e o líder do PFL na Câmara, Inocêncio Oliveira (PE), defenderam ontem que o presidente Fernando Henrique Cardoso possa usar os aviões da Presidência da República durante a sua campanha para a reeleição.
"Nos EUA, o presidente anda nos aviões da Presidência por uma questão de segurança", disse o ministro. Ele sugeriu que esse mesmo raciocínio seja usado no Brasil.
Santos e Inocêncio defendem que o relator do projeto da Lei Eleitoral na comissão especial, deputado Carlos Apolinário (PMDB-SP), detalhe "ao máximo" o texto para "evitar dúvidas". Esse pedido já foi feito a Apolinário pelo vice-presidente da República, Marco Maciel.
"Quanto mais explícitas forem as explicações, melhor será para o presidente", disse Oliveira. Eles temem que as limitações no uso da máquina e proibição de inaugurações de obras "paralise a União, Estados e Municípios".
"O uso de máquina, ele (FHC) mesmo fará o autopoliciamento", afirmou Santos.
"A lei não é feita só para este governo, mas para os próximos. Tem de tomar cuidado para não provocar excessos."
Já o presidente Fernando Henrique Cardoso preferiu ontem não falar sobre reeleição nem sequer mandar recados. Ele afirmou que o Brasil tem recursos e meios para avançar.
"Quem imagina que o Estado brasileiro esteja numa posição de córner no que diz respeito às posições financeiras e fiscais se equivoca. Basta ter competência, -e a administração tem competência- e probidade e -a administração tem probidade- e capacidade de prever para que possamos mobilizar muitos recursos de que o Estado dispõe", disse o presidente.

Texto Anterior: Oposição vai ao TSE para falar em rede de rádio e TV
Próximo Texto: Deputados querem vetar união com PFL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.