São Paulo, quinta-feira, 3 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentinos repetem 'macacos'

FERNANDO GODINHO
DE BUENOS AIRES

O jornal "Crônica", de Buenos Aires, chamou os brasileiros de "macacos" ao noticiar a vitória da seleção júnior de futebol da Argentina sobre o Brasil, por 2 a 0, no Mundial Sub-20 que está sendo disputado na Malásia.
A palavra está publicada na primeira página da edição de segunda-feira, que teve uma tiragem de cerca de 300 mil exemplares.
"A comemoração louca dos nossos juvenis na Malásia, após derrotar a sub-20 (equipe júnior) dos macacos, que vinha fazendo dez gols por partida", afirma o "Crônica" na legenda de uma foto dos atletas argentinos.
O embaixador do Brasil na Argentina, Marcos Azambuja, enviou ontem uma carta à direção do jornal criticando a palavra "macacos", que, para ele, é "racial, pejorativa, politicamente incorreta e inteiramente inaplicável".
Em outubro de 1996, o jornal argentino "Olé" (especializado em esportes) também se referiu aos brasileiros como "macacos" ao noticiar uma possível final entre Brasil e Argentina na Olimpíada de Atlanta -a decisão acabou sendo contra a Nigéria.
O secretário de redação do "Crônica", Júlio de Puch, disse que a expressão "macacos" está "institucionalizada" como uma referência aos brasileiros, mas que não significa uma "provocação racista".
Segundo ele, o jornal não fará qualquer reparo à sua edição da última segunda-feira.

Texto Anterior: Juniores trazem contradição da Malásia
Próximo Texto: Internacional derrota o Grêmio e é o campeão gaúcho de 1997
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.