São Paulo, sexta-feira, 4 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNE não aceita carteirinha da UNE

Disputa política impede uso do documento

MALU GASPAR
ENVIADA ESPECIAL A BELO HORIZONTE

A comissão de credenciamento do congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) não aceita a carteirinha estudantil da entidade como forma de identificação para o credenciamento no evento.
Até ontem, as mesas de credenciamento dos participantes só aceitavam a carteirinha como comprovante de matrícula, e não como identidade.
Apesar de trazer a foto do estudante, o número da identidade e da matrícula na faculdade, a comissão nacional de credenciamento não considerou o documento de identificação da própria UNE como um documento "confiável" de identificação.
"A carteirinha só vale como identidade documento emitido por órgão público", disse Elder Vieira, da comissão de credenciamento.
"Em qualquer outro lugar eu poderia entender isso, menos aqui, no Congresso da própria UNE. Se eles não aceitam, quem vai aceitar?", disse o delegado João Augusto Neto, 26, aluno de história da Universidade Federal de Pernambuco.
O paraibano Mizael Vilela, 23, aluno da Universidade Federal da Paraíba, disse que teve de ir do local do congresso até o alojamento para buscar a carteira de identidade.
Sua carteirinha da UNE, emitida neste ano, também não foi aceita. "Falaram que não servia para me identificar", afirmou o estudante.
"Briga"
Segundo Vieira, a decisão de vetar a carteirinha da UNE decorreu da "briga" política entre os partidos cujos membros fazem parte da diretoria.
"O pessoal que faz oposição à maioria da diretoria da UNE disse que temia que nós pudéssemos falsificar a carteirinha para colocar no congresso pessoas que não fossem estudantes", afirmou.
A maioria da diretoria da UNE é composta por membros do PC do B (Partido Comunista do Brasil).
Fazem parte da diretoria estudantes filiados a vários partidos políticos, como PT, PDT e PSTU (antiga Convergência Socialista, facção de esquerda que saiu do PT), além do PC do B. Assuntos como o da carteirinha são votados dentro da diretoria.
Para o credenciamento dos delegados no congresso, estão sendo exigidos, além da carteira de identidade, carteirinha da UNE ou algum comprovante de matrícula na faculdade e comprovante de pagamento da inscrição no congresso.
Carteirinhas da UNE do ano passado também não são aceitas, nem como comprovante de matrícula.
"O aluno pode ter a carteira do ano passado e não ser mais estudante", diz Vieira.

Texto Anterior: 2º grau deve ter currículo novo em 98
Próximo Texto: Aluno fica sem alojamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.