São Paulo, sexta-feira, 4 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quanta fumaça!

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto São Paulo faz rodízio para combater a poluição, artistas com CDs recém-lançados no mercado preferem literalmente soltar fumaça no ar.
A cantora canadense k.d. lang -uma não-fumante- elege cigarro, tabaco, fumo e fumaças em geral como vórtices de seu novo disco, "Drag", em que recolhe do pop 12 canções centradas no tema.
Inclui títulos como "Don't Smoke in Bed" (Não Fume na Cama), "Smoke Dreams" (Sonhos de Fumaça), "My Old Addiction" (Meu Velho Vício), "Smoke Rings" (Anéis de Fumaça) e "Love Is like a Cigarette" (O Amor é como um Cigarro).
Há ainda "Theme from the Valley of the Dolls", cantada antes por Dionne Warwick, "The Air that I Breathe" (do repertório dos Hollies), "Till the Heart Caves In" (co-escrita por Roy Orbison).
Maconha
"Drag" soma-se ao recém-lançado "Os Cães Ladram mas a Caravana Não Pára", segundo capítulo da epopéia de amor à maconha do grupo Planet Hemp.
Segundo Marcelo D2, líder da banda, não há apologias no conteúdo de seus discos. "Nunca gritamos que as pessoas fumassem maconha, não sou a favor que todo mundo fume. O que defendemos é a liberdade de expressão", diz.
No encarte, encontram-se fotos de fumaça (como a reproduzida acima, com o porteiro do prédio de um dos integrantes da banda), de chacinas e de violência.
"São duas faces da mesma moeda, formas de denunciar situações injustas -da violência policial e da repressão à liberdade", afirma.
D2 critica o juiz que considera "mau exemplo" para menores o ator Marcelo Faria, que passa por problemas por causa de fumaça.
"É uma palhaçada, uma hipocrisia. Todo mundo sabe que existe. Não adianta querer cobrir o sol com a peneira", diz.
Em meio à controvérsia, os CDs do Planet Hemp e de k.d. lang tomam ares de manifestos. Não significam novidade, entretanto. Juntos, chegam como intensificação de assunto já bastante difundido.

Texto Anterior: Suárez abomina as divisões artísticas
Próximo Texto: CD dá pouco barato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.