São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fígado faz homem vir para SP

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O aposentado José Pires dos Santos Barros, 61, deixou Fortaleza há um mês e está morando em um apartamento alugado na região central de São Paulo na esperança de conseguir receber um fígado.
Seu filho, o comerciante Norberto, 28, teve que deixar a faculdade e a loja com o resto da família para acompanhar o pai em São Paulo. Desde junho os dois percorrem os corredores do Hospital das Clínicas fazendo exames e se preparando para um possível transplante.
"Meu pai precisa de um novo fígado, e não há nenhum hospital em Fortaleza que faça transplantes. Por isso, resolvi largar tudo e vir para cá", disse Norberto.
Na lista do Hospital das Clínicas, há cerca de dez pessoas na frente de Barros. Com a mudança para a lista única, sua colocação não deve melhorar muito, porque ele entrou na lista apenas em novembro do ano passado.
"Acredito que ele deva ter algum tipo de prioridade porque o seu caso é grave", disse o filho.
Numa cadeira de rodas, Barros fala com dificuldade. Toma seis remédios por dia e apenas come comida sem sal e cozida sem óleo. "Estou bem melhor", afirmou.
Mas sua ficha no hospital mostra um quadro menos otimista: nos últimos meses ele teve hepatite e várias infecções causadas pelo mau funcionamento do fígado. "O caso dele não é muito diferente dos outros, mas é sério", disse a enfermeira responsável pelos transplantes, Wania Moura.
(LM)

Texto Anterior: Mutirão agiliza doação no PR
Próximo Texto: 2.000 esperam órgãos na Bahia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.