São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo coloca fogo em trem na Irlanda do Norte

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

Terroristas mascarados sequestraram e atearam fogo ontem a um trem na Irlanda do Norte.
A ação foi mais uma na onda de violência que tomou conta da Província britânica depois da passagem de uma marcha protestante por uma área católica da cidade de Portadown, na manhã de domingo. A manifestação marcou o início da temporada de marchas na Província.
A maior delas está marcada para o sábado. Radicais católicos, que querem o fim da soberania britânica sobre a Irlanda do Norte, já avisaram que vão atacar se a marcha for em frente.
Os passageiros do trem, que ia de Dublin (capital da República da Irlanda) para Belfast (Irlanda do Norte), foram retirados dos vagões sob a ameaça de armas apontadas por mascarados, que se identificaram como membros do IRA (Exército Republicano Irlandês).
Depois de vazio, o trem foi incendiado. Foi o segundo incidente deste tipo desde domingo.
Também ontem, carros foram incendiados na região oeste de Belfast (capital), de maioria católica. Confrontos entre manifestantes católicos e a polícia já deixaram mais de cem feridos.
Na noite de anteontem, Brian Morton, um militante unionista, morreu manipulando uma bomba, segundo a polícia.

Texto Anterior: Explosão mata 2 e fere 180 no Equador
Próximo Texto: Explosão em trem deixa 33 mortos no norte da Índia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.