São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País teve 41 acidentes aéreos em 97

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério da Aeronáutica registrou 41 acidentes aeronáuticos no Brasil até 30 de junho passado. Um deles aconteceu em vôos nacionais e outro nos regionais.
O último acidente aéreo envolvendo aviões de grande porte no Brasil havia ocorrido em 14 de fevereiro deste ano. Um Boeing da Varig acidentou-se no aeroporto de Carajás (PA) e um de seus tripulantes morreu.
Segundo o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), do Ministério da Aeronáutica, o caso do vôo 283 da TAM poderá não fazer parte das estatísticas de acidentes caso ficar comprovado que houve a explosão de uma bomba no Fokker-100.
"Só registramos em nossas estatísticas os acidentes e não os atos ilícitos", afirmou o major aviador José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho, do Cenipa.
No ano passado, aconteceram 89 acidentes aeronáuticos no país. Dois deles envolveram os vôos nacionais e sete, os vôos regionais. Houve também cinco acidentes com jatos executivos
Os dois anos com maior número de acidentes nos últimos dez foram 1988 e 1989. Cada um deles registrou 242 casos.
Segundo o major, os momentos mais arriscados em um vôo são o pouso e a decolagem dos aviões -aí estão incluídas a aproximação para o pouso e subida inicial.
Segundo as estatísticas da Aeronáutica, 86% dos acidentes ocorrem nessas situações -apenas 8,5% dos casos acontecem durante o vôo em velocidade de cruzeiro.
Ainda segundo esses números, cerca de 14,5% dos acidentes acontecem na aproximação inicial do aeroporto.
Esse era o caso do Fokker-100 da TAM, que teve parte de sua fuselagem arrancada ontem quando se aproximava do aeroporto de Congonhas. A aproximação inicial começa quilômetros antes do aeroporto e varia de aeronave para aeronave.
Mortos
Até o dia 30 de junho, 51 pessoas haviam morrido em acidentes aéreos no país em 1997.
O Ministério da Aeronáutica registrou 98 mortes em 1995 e 187 no ano passado -das quais 99 no acidente do vôo 402 da TAM. O número de 1996 foi o maior nos últimos 13 anos.

Texto Anterior: Só África bate América do Sul
Próximo Texto: Passageiros estão com medo de voar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.