São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres aprendem a usar camisinha em S. Vicente

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Trinta e cinco enfermeiras da rede municipal de saúde de São Vicente (litoral paulista) estão recebendo treinamento para ensinar mulheres da cidade como usar o preservativo feminino.
A medida é preparatória para os testes que o Ministério da Saúde fará para avaliar aceitação da chamada camisinha feminina, ainda não regulamentada no Brasil.
Em razão da elevada incidência de Aids entre mulheres na cidade, São Vicente obteve sua inclusão entre as cidades onde o preservativo feminino será testado.
Na cidade, a proporção de mulheres infectadas pelo vírus HIV é de uma para cada homem. No Estado de São Paulo e no Brasil, a proporção é de uma mulher para cada três homens.
Segundo dados do Ministério da Saúde, São Vicente é a décima cidade brasileira em incidência de Aids (317,2 casos por grupo de 100 mil habitantes). A primeira é Itajaí (SC), com 574,7.
O coordenador do Programa Municipal de Aids de São Vicente, Fábio Mesquita, disse que as enfermeiras estão recebendo treinamento com amostras grátis de preservativos femininos distribuídos no ano passado durante a Conferência Internacional de Aids, em Vancouver (Canadá).
"Tentamos comprar um lote nos EUA, mas a empresa importadora informou que precisaria de aprovação da Vigilância Sanitária, o que não foi possível porque o uso do preservativo não está regulamentado", disse Mesquita.
O treinamento das enfermeiras de São Vicente está sendo feito durante um curso de uma semana que termina amanhã e aborda diferentes aspectos do tratamento e da prevenção à Aids.
Segundo Mesquita, o curso faz parte de um projeto que estabelece como prioridade as medidas de prevenção à Aids entre mulheres.
Uma dessas medidas é uma cartilha sobre Aids -em fase de elaboração- dirigida exclusivamente para mulheres.

Texto Anterior: SUS vai pagar piso de R$ 1 por habitante
Próximo Texto: Perícia tenta esclarecer explosão de caminhões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.