São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A despressurização

1 - Quando o avião está em terra, a pressão do ar dentro da cabine de passageiros é igual à de fora do avião.
2 - Quanto mais o avião sobe, mais a pressão atmosférica do ar do lado de fora do avião diminui. A pressão dentro da cabine de passageiros é mantida igual à que tinha quando estava em terra, por meio de aparelhos, para permitir a respiração normal dos passageiros e trripulação. A pressão interna do aparelho e´, durante o vôo, bem maior que a externa
3 - Quando há um rompimento da fuselagem do avião, o ar de dentro da cabine sai com violência, em direção ao exterior da aeronave, obedecendo à tendência natural de igualar a pressão. Quanto maior a diferença de pressão (quanto mais alto o avião está), maior é a violência da saída do ar. A força é tanta que pode arrancar uma ou mais poltronas.
Como o Fokker estava baixo, a 2.400 m de altitude, a diferença de pressão era pequena, reduzindo o efeito de "sugamento".

Texto Anterior: Hipóteses para o caso
Próximo Texto: Uma hora após pouso, TAM ainda não sabia que havia um morto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.