São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cade adia pela quinta vez julgamento de cervejarias

Órgão analisa acordo da Antarctica com a Anheuser-Bush

DENISE CHRISPIM MARIN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Cade (Conselho Administrativo de defesa Econômica) adiou ontem, pela quinta vez, o julgamento da associação entre as cervejarias Antarctica e Anheuser-Bush. A decisão final ficará suspensa por mais duas sessões. A data provável é o próximo dia 23.
A suspensão foi decidida pelo presidente do Cade, Gesner Oliveira. Ele pediu o adiamento da apresentação de seu voto e assumiu o compromisso de não pedir mais nenhum adiamento.
Ele justificou que novos elementos foram apresentados no debate e que pediu informações sobre dois casos julgados no Canadá e outro nos Estados Unidos. "Quanto mais rico o debate, melhor será o consenso", afirmou.
Oliveira será o último dos conselheiros a apresentar sua decisão. Na sessão de ontem, o conselheiro Arthur Barrionuevo apresentou uma nova proposta.
Barrionuevo, porém, não demoveu os outros cinco colegas, que haviam aprovado a eliminação da associação entre as empresas em prazo de dois anos na sessão do último dia 18 de junho.
A tendência é a de que o voto de Oliveira possa reforçar a argumentação de Barrionuevo -que é favorável à associação- e convencer pelo menos dois colegas.
Ambos foram voto vencido na decisão similar sobre a aliança entre a Brahma e a Miller.
Barrionuevo concluiu que a associação entre a Antarctica e a Anheuser-Bush não trará dano ao mercado e propôs que o acordo seja mantido por tempo indeterminado.
A condição seria a eliminação, no contrato, de cláusulas que podem ferir a concorrência. Uma delas é a que prevê preços maiores para os produtos da Anheuser-Bush em relação aos da Antarctica.

Texto Anterior: O desafio da Ferronorte
Próximo Texto: Indústria do couro reivindica isenção de IPI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.