São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Imbatível' no Rio, Joel Santana vai buscar novas experiências

MÁRIO MOREIRA
DA SUCURSAL DO RIO

Primeiro técnico a se sagrar campeão do Rio pelos quatro principais clubes do Estado, Joel Santana, 48, pretende agora ampliar seu raio de ação no futebol brasileiro.
"Fechamos nosso ciclo. É hora de plantar em outras regiões", disse o técnico, após a conquista do título estadual de 97 pelo Botafogo, anteontem à noite.
Anteriormente, Santana havia sido campeão do Estado pelo Vasco (em 92 e 93), pelo Fluminense (em 95) e pelo Flamengo (em 96). Além disso, ganhou o Baiano em 94, dirigindo o Bahia.
Ele conquistou, assim, seu sexto título estadual em seis anos.
O treinador afirmou ter tido "vários convites" para trabalhar em equipes de São Paulo no início do ano, mas que preferiu ficar no Botafogo, com o qual já tinha um acerto. Ele disse que ficará no clube até dezembro, quando termina seu contrato.
Para Joel Santana, a paralisação do Estadual do Rio por mais de um mês prejudicou sua equipe. "Numa parada, quem está na frente sempre leva o prejuízo."
O torneio foi paralisado a pedido do Vasco, que havia cedido quatro jogadores às seleções brasileiras principal e juvenil.
Santana disse que a vantagem de quatro pontos -bonificação por ter vencido dois turnos- na decisão exerceu uma pressão psicológica sobre seus jogadores, o ocasionou a derrota no primeiro jogo.
"Era muita vantagem, muita gente falando que já éramos campeões. Mas perdemos quando podíamos perder."
O presidente do Botafogo, José Luiz Rolim, ficou eufórico com o título estadual. "Fomos campeões sem um único pênalti a nosso favor em todo o campeonato."
Rolim disse que o time será reforçado para o Brasileiro. O atacante Sinval, ex-Sion (Suíça) é o primeiro contratado.

Texto Anterior: Maradona volta a campo e marca um gol
Próximo Texto: Emergente nos EUA, pivô faz 'vestibular' na seleção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.