São Paulo, sexta-feira, 11 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Movimento espalha chefs

CRISTINA COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Revolução Francesa (1789-1799), que substituiu o antigo regime monárquico na França e sedimentou idéias que mudaram o pensamento do mundo, deixou outro legado: a democratização da gastronomia francesa. "Os chefs franceses, antes restritos aos castelos, foram exilados ou saíram às ruas e criaram restaurantes", diz a chef Renata Braune.
Uma lei de 1791 acabou com o monopólio no setor de alimentação e abriu espaço para os restaurantes. "Foi graças ao surgimento dos restaurantes que a "alta cozinha francesa" se tornou pública", diz Virgínia Brandão, do Roanne.
Segundo Renata, foi nessa época que se estabeleceu os horários, hoje universais, de almoço e jantar, em função dos trabalhos da Assembléia Constituinte. "É por isso que todos os restaurantes deveriam comemorar a data", finaliza.

Texto Anterior: Revolução Francesa tem menu histórico
Próximo Texto: Menus revolucionários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.