São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Perdas e Danos' expõe dependência sexual

Irons e Binoche protagonizam o próximo lançamento

DENISE MOTA
DA REDAÇÃO

"Perdas e Danos" -lançamento da Videoteca Folha do próximo domingo- traz a marca de Louis Malle, cineasta francês de 65 anos radicado nos EUA.
Fiel à sua predileção por temas controversos, Malle (de "Pretty Baby - Menina Bonita" (78) e "Adeus, Meninos", de 87), nesta fita, dirige um drama de conotação incestuosa centrado nos limites máximos da obsessão sexual.
"Perdas e Danos" retrata o relacionamento extraconjugal entre um integrante do Parlamento Inglês, Stephen Fleming (Jeremy Irons, de "A Casa dos Espíritos"), e a noiva de seu próprio filho, Anna Barton (Juliette Binoche, de "O Paciente Inglês"-filme pelo qual ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante este ano).
Desafiando os bons costumes sobre os quais construiu sua vida, Stephen vai até as últimas consequências da relação, pautada por tórridos encontros amorosos.
Anna, por sua vez, vê o político afundar no desespero, enquanto prossegue, impassível, nos preparativos para seu casamento com Martyn (Rupert Graves). Mas a ruína familiar não tarda a chegar.
"Stephen é um homem que jamais conheceu a total aniquilação que encontraria em Anna. Subitamente, enxerga sua vida como algo enfadonho e, ao libertar suas emoções, se apega a elas como um dependente de drogas", disse Irons sobre seu personagem, na época de lançamento do filme.
O longa, que teve uma das cenas cortadas pela censura norte-americana, é baseado no primeiro livro da irlandesa Josephine Hart, escrito em 89. Segundo o co-produtor do filme, Vincent Malle, "'Perdas e Danos' é um 'O Último Tango em Paris' sem manteiga".

Filme: Perdas e Danos
Produção: França, Inglaterra, 1992
Direção: Louis Malle
Com: Jeremy Irons, Juliette Binoche, Miranda Richardson, Rupert Graves

Texto Anterior: CPI chega ao fim sem indicar onde está o dinheiro desviado
Próximo Texto: Biblioteca traz "O Noviço", de Martins Pena, na quinta-feira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.